Segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024 - 11h51

A Sicoob Credisul e a Associação Cooperar
concretizaram uma importante etapa do Hospital Cooperar ao entregarem
oficialmente a obra pronta à Unimed Vilhena. A celebração aconteceu na noite de
sábado, 10 de fevereiro de 2024, em Vilhena (RO). Com equipamentos de última
geração, equipes médicas qualificadas e uma abordagem humanizada, o Hospital
Cooperar está pronto para desempenhar um papel vital na melhoria da qualidade
de vida da comunidade, a partir do dia 20 de fevereiro. Autoridades
locais, empresários, cooperados e a população estiveram presentes e
acompanharam o momento histórico.
A cerimônia foi conduzida por Ivan Capra e Vilmar
Saúgo, presidente do Conselho de Administração e Diretor Executivo da Sicoob
Credisul. Compuseram a mesa: João Carlos de Freitas, Alceni Luiz de Moura e
Jefferson Piccoli da Costa, da Associação Cooperar; Moacir Eloy Crocetta Batista,
representante dos delegados e cooperados da Sicoob Credisul; Jaime Bagattoli,
Senador de Rondônia; Jefferson Ribeiro da Rocha, secretário Estadual de Saúde;
Luizinho Goebel, Deputado Estadual; Flori Cordeiro, Prefeito de Vilhena; Élcio
Carlos Rossi, Rodrigo Gallina e Renato Closs, diretoria da Unimed; Salatiel
Rodrigues, Presidente do Sistema OCB; Altair Schramm, Presidente da Sicoob
Norte e os prefeitos de Colorado do Oeste, Cerejeiras, Cabixi, Corumbiara,
Pimenteiras e Campos de Júlio.
Vilmar Saúgo relembrou o início do audacioso projeto de construção do hospital, reforçando que este é um marco na história do cooperativismo. “O Hospital Cooperar reflete o poder da colaboração no cooperativismo para construir um futuro mais saudável e próspero”. A generosidade do empresário e cooperado Fábio Antônio de Faria foi fundamental na doação do terreno, enquanto o apoio financeiro de mais de 7 mil cooperados foi essencial para concretizar esse nobre objetivo. A obra teve um custo aproximado de R$ 45,5 milhões.

Para a realização do projeto, a Sicoob Credisul uniu esforços com a Associação Cooperar, criada para gerir os recursos e a obra, e com a Unimed Vilhena, responsável pela equipagem e administração do hospital, criando uma parceria sólida e comprometida com o sucesso do projeto. Em sua fala, João Carlos de Freitas declarou que o desafio foi grande, mas muito satisfatório. “Essa é uma das construções mais modernas do estado, agora é com a Unimed. Esperamos que seja feito o convênio com o SUS para unir esforços a saúde pública da região”.
A infraestrutura do Hospital Cooperar é altamente tecnológica e oferece uma gama de serviços médicos, desde atendimentos básicos até procedimentos especializados, com destaque para a maior e mais moderna estrutura hemodinâmica de Rondônia. “Nos preocupamos em equipar o hospital com o que há de melhor no mercado. Agora podemos atender 100% dos casos de alta complexidade. O que só poderiam ser acompanhados em grandes centros, passaremos a fazer aqui, é histórico”, pontuou Élcio Carlos Rossi.
Estrutura do hospital:
Flori Cordeiro, expressou satisfação em ter uma unidade desse porte no município e reforçou a vontade de fechar a parceria para passar a atender a população de Vilhena. “A partir de hoje quaisquer serviços de saúde no Cone Sul de Rondônia e Noroeste do Mato Grosso devem ter um nível igual ou superior ao deste hospital ou terá dificuldades no mercado. Só temos a agradecer, porque este é fruto do cooperativismo”, declarou.
Na ocasião foi feito o descerramento da placa que eterniza os doadores do projeto, nela está disponível um QR Code que direciona ao site com informações do Hospital Cooperar. A cerimônia contou com a benção do pastor Francisco Pedro Stédile e do Frei Carlos Antônio Rodrigues da Silva. Para encerrar a noite de celebração, o público desfrutou de um espetacular show piromusical.
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)