Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Sesau reforça planejamento para agilizar cirurgias ortopédicas na Capital


Cirurgias ortopédicas são reforçadas no Pronto-Socorro João Paulo II - Gente de Opinião
Cirurgias ortopédicas são reforçadas no Pronto-Socorro João Paulo II

Dando reforço ao plano de medidas para garantir melhor atendimento no Pronto-Socorro João Paulo II, na última semana de abril foi realizada a transferência de 56 pacientes que aguardavam por cirurgias ortopédicas, dos quais 41 foram para o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, para realizar exames e procedimentos pré-operatórios. Os demais foram encaminhados ao Hospital de Campanha de Rondônia, localizado na região Central de Porto Velho.

Os altos índices de acidentes de trânsito na Capital são responsáveis pela maioria da demanda ortopédica nas unidades públicas de saúde.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, mais de 540 cirurgias ortopédicas foram realizadas no primeiro trimestre do ano. O maior número foi registrado em março, totalizando 216 procedimentos. Em fevereiro, 184 e, em janeiro 145 cirurgias ortopédicas.

O paciente Fernando Batista, de 38 anos, é um dos que precisou passar por procedimento cirúrgico no braço direito e destaca o atendimento no João Paulo II. “No final de fevereiro fui internado no JPII após sofrer uma fratura no osso do antebraço. Fiz todos os exames e logo no início de março realizei a cirurgia. No dia seguinte, recebi alta do hospital e continuei meu tratamento em casa. Só tenho a agradecer pela rapidez do procedimento e por todo atendimento dado durante a internação”, argumentou.

O trabalho que vem sendo realizado pela Sesau neste momento é para atender os casos cirúrgicos que, devido à pandemia da covid-19, não puderam ser realizados . “O vírus ainda existe, mas com o avanço da vacinação, os índices de internações reduziram bastante, a agora a Secretaria volta à rotina, semelhante ao período anterior ao vírus. Tem muito trabalho a ser feito, e dentro de algumas semanas pretendemos estabilizar muita coisa que ficou pendente naquele momento mais crítico da pandemia”, comentou o secretário-adjunto da Sesau, Maxwendell Batista.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto

Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas

Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas

Em uma iniciativa voltada à conscientização masculina sobre a prevenção do câncer de próstata, a Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias realizo

Programação especial no Dia Nacional do Doador de Sangue é promovida pelo governo de RO nesta terça-feira, 25

Programação especial no Dia Nacional do Doador de Sangue é promovida pelo governo de RO nesta terça-feira, 25

O governo de Rondônia promove, nesta terça-feira (25), uma manhã especial em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, com uma programação que

III Jornada de Psiquiatria reúne mais de 500 participantes e encerra programação com 26 conferencistas

III Jornada de Psiquiatria reúne mais de 500 participantes e encerra programação com 26 conferencistas

Organizado pelo Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR), com apoio do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA, a III Jornada de Psiquiatria d

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)