Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Servidores municipais doam sangue e contribuem com o estoque de bolsas da Fhemeron em Porto Velho

Campanha consistiu em diversas ações internas de sensibilização entre os servidores visando incentivar a doação de sangue


Servidores municipais doam sangue e contribuem com o estoque de bolsas da Fhemeron em Porto Velho - Gente de Opinião

“Sou Servidor e Doo Sangue com Amor”. O nome da campanha desenvolvida por várias semanas promoveu e tocou o coração de Daiane Cindel Nascimento Nóbrega e Michel Pontes, ambos servidores da Prefeitura de Porto Velho. A dupla, acompanhada de mais 36 funcionários, fez na sexta-feira (9) uma contribuição na manutenção do estoque da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron).

A campanha começou através de uma iniciativa dos secretários titulares da Secretaria Municipal de Administração (Semad) ainda durante o último mês, o chamado “Junho Vermelho”, período estratégico que incentiva a doação de sangue.

“A gente fica ansiosa por nunca ter doado. E, fazer parte desta colaboração, é muito gratificante, pois podemos ajudar muitas outras pessoas e tudo acontece acompanhado por outros colegas de trabalho, o que motiva ainda mais”, disse a servidora do Setor de Atendimento da Semad, Daiane Cindel, que sentiu influenciada pela ação e, por isso, fez o seu primeiro gesto de amor e solidariedade ao próximo com a doação de uma bolsa de sangue.

CHAMAMENTO

Michel Pontes é considerado um doador fidelizadoMichel Pontes é considerado um doador fidelizadoJá Michel Pontes, considerado um doador fidelizado, fez a sua terceira doação. Para ele, que trabalha no setor administrativo da Semad, era preciso esperar o seu intervalo entre as doações. Além disso, tinha ciência de vários chamados públicos em busca de doadores, principalmente com a redução do fluxo, em virtude da pandemia de Covid-19.

“É uma ação tão nobre. Vemos que tem muita gente que precisa urgente de sangue e, a Prefeitura, com a busca do atendimento à população, precisa trabalhar em conjunto para suprir essa necessidade de saúde pública”.

RESPONSABILIDADE

A campanha consistiu em diversas ações internas de sensibilização entre os servidores visando incentivar a doação de sangue. Para o secretário de Administração, Alexey da Cunha Oliveira, a campanha teve um saldo considerado positivo internamente, além de promover um gesto de amor ao próximo.

“Facilitamos o procedimento com o suporte para o deslocamento de nosso pessoal com um veículo. Ficamos satisfeitos com a adesão e, esperamos que a ideia seja ampliada para outras secretarias municipais”, destacou.

ESTOQUE

Maria Luiza, assistente social da FhemeronMaria Luiza, assistente social da FhemeronA parceria com a Semad atende uma necessidade diária e constante da Fhemeron, segundo a assistente social da Unidade, Maria Luiza, que lembrou que o banco de sangue sobrevive da doação dos voluntários. “Ainda mais que, o sangue não pode ser comprado, e ele não é encontrado em farmácia e nem pode ser fabricado, ou seja, a doação é voluntária e gratuita”, disse Maria Luiza com gratidão pelo movimento que ampliou o estoque.

Desde o último mês, várias bolsas foram coletadas nas campanhas realizadas pela Fhemeron durante o ‘Junho Vermelho’. Por conta disso, há o status de "situação confortável" quanto à disposição do produto humano. “Mas, trabalhamos com vida e ela não para. Amanhã, por exemplo, posso estar com o estoque embaixo”, ressaltou.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)