Segunda-feira, 12 de novembro de 2007 - 15h33
No dia 5 de dezembro três ônibus vão levar as servidoras municipais até o Sest/Senat, onde elas vão se submeter ao exame preventivo do câncer de colo do útero. Na ocasião, as servidoras também vão aprender a fazer o auto-exame da mama.
O programa, idealizado pela primeira-dama Lucilene Peixoto, acontece desde o ano passado. "Sentimos necessidade de desenvolver um projeto nessa área para conscientizar as mulheres, pois a maioria, apesar dos inúmeros alertas, não costuma fazer o preventivo e o auto-exame", observou Lucilene.
O incentivo parte da própria Lucilene e de todo o secretariado municipal. "É um trabalho integrado, com a participação de todos", frisou a primeira-dama. Os exames vêm sendo realizados desde o final de outubro, com as servidoras das secretarias de Serviços Públicos (Semusp); da Fazenda (Semfaz); da Administração, da Controladoria Geral do Município (CGM) e Procuradoria Geral do Município (PGM).No dia 5, o trabalho será concluído com as servidoras das demais secretarias. Neste dia, segundo a primeira-dama, as tarefas executadas pelas mulheres em suas respectivas secretarias serão realizadas pelos homens. "Eles farão um mutirão para que o trabalho não fique parado, especialmente na área de atendimento ao público", declarou.
Lucilene destacou o apoio que as mulheres costumam receber dos colegas nesse dia, "pois elas estão deixando de trabalhar para se cuidarem e eles reconhecem a importância do projeto". Além do preventivo e do auto-exame, as mulheres participarão também de uma palestra com o representante da Sociedade de Mastologia de Rondônia (SMR).
Para a primeira-dama, o sucesso obtido no ano passado deu ânimo para que toda a equipe se empenhasse na edição deste ano. Segundo ela, o prefeito Roberto Sobrinho é um dos que mais incentivam esse trabalho. "Esperamos que em 2008, a participação das mulheres seja ainda maior", concluiu.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares
A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia
O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)