Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa registra 250 casos de tuberculose por ano na Capital



Em plena semana de ativismo no combate à tuberculose, a secretaria municipal de Saúde (Semusa), tenta sensibilizar a população e profissionais da saúde no aumento de novos casos de sintomáticos respiratórios. Atualmente Porto Velho registra em média por ano cerca de 250 casos de tuberculose. Semusa registra 250 casos de tuberculose por ano na Capital - Gente de Opinião

Ruth Bessa, diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Semusa, relata que a 1ª semana de ativismo contra a tuberculose tem por objetivo, sobretudo de intensificar a conscientização e o número de exames e por conseqüência, os tratamentos dos sintomáticos respiratórios. “A conscientização aumentará o número de casos registrados, e consequentemente de pessoas pesquisadas com possíveis sintomas da doença”, afirma Bessa.

Nesta quarta-feira, dia nacional de combate a tuberculose, aconteceu a abertura oficial da Campanha de Ativismo na Unidade de Saúde da Família do Socialista, local onde serão intensificadas as ações preventivas na busca dos pacientes sintomáticos respiratórios. “Precisamos conscientizar a população sobre os riscos da doença”, observa Miranda.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 20 mil pessoas adoecem e cinco mil morrem por causa da doença diariamente. No Brasil, há 50 milhões de infectados e uma media de 100 mil novos casos por ano. Segundo a OMS, seis mil mortes são registradas a cada ano no país. Em Rondônia, a número de doentes chega a cerca de 700. Destes, metade apenas em Porto Velho.

Informações

Mais informações sobre os sintomas, tratamento da tuberculose ou sobre a 1ª semana de ativismo no combate a tuberculose podem ser obtidas pelo telefone 3901-2822 de segunda a sexta-feira em horário comercial.

Fonte: Saulo Bezerra e OMS

Mais Sobre Saúde

Projeto que ajuda a reduzir danos psicoemocionais em pacientes com Covid-19 recebe apoio da Sicoob Credip

Projeto que ajuda a reduzir danos psicoemocionais em pacientes com Covid-19 recebe apoio da Sicoob Credip

O Hospital Regional de São Francisco do Guaporé, em Rondônia, é referência em saúde para o tratamento hospitalar da Covid-19, em casos que demandem in