Quinta-feira, 26 de março de 2015 - 18h01
Mais uma vez a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está convocando pais ou responsáveis por meninas de 9 a 11 anos de idade, para receberem a primeira dose da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), focando na prevenção do câncer do colo do útero.
A campanha iniciou no último dia 09. A meta da Semusa é imunizar 80% de um total de 25 mil meninas nestas faixas etárias residentes na capital, mas até o momento apenas 3% deste número foi vacinado. Garotas de 11 a 13 anos também podem ser encaminhadas a Unidade de Saúde mais próxima, neste caso, para receber a segunda dose do esquema vacinal iniciado no ano passado.
Desde março de 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia em quem segue corretamente o esquema vacinal.
A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.
A vacinação está sendo realizada de segunda a sexta-feira em 19 unidades urbanas e 14 rurais. De acordo com a Chefe da Divisão de Imunizações da Semusa, Elizeth Gomes, é necessário apenas que um responsável autorize. "Os pais precisam levar as filhas até uma unidade, onde já existe um formulário próprio. Lembrando que a imunização é segura, inclusive não estão havendo notificações sobre reações graves, apenas dor no local de aplicação", comentou.
Dados do Instituto Nacional de Câncer apontam que o câncer do colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
Fonte: Renata Beccária
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)