Quinta-feira, 9 de abril de 2015 - 10h45
O Dia Mundial da Saúde, que acontece anualmente no dia 07 de abril, será comemorado com uma grande ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) no próximo sábado, 11 de abril, no Espaço Alternativo de Porto Velho. O evento será pautado no tema “Segurança de alimentos: do campo à mesa e em todos os lugares” e será aberto à população a partir das 16h, com oferta de serviços de saúde, atividades físicas e orientações gerais para estimular hábitos saudáveis.
Organizadas pelo Núcleo de Educação e Saúde da Semusa (Niemsus) e Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) em parceria com faculdades da capital, as atividades de saúde incluirão aferição de pressão arterial, medição de peso e altura, técnicas de fisioterapia, promoção de atividades físicas e orientações sobre vida saudável. Já a abordagem da manipulação e higienização de alimentos será pautada pela equipe da Vigilância Sanitária do município (Visa). Ao mesmo tempo, os profissionais de educação em saúde disponibilizarão folders e banners com informações sobre hábitos alimentares, prevenção de doenças e distribuição de preservativos.
Durante as ações, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) será parceira na realização de práticas recreativas e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) prestará orientações sobre educação ambiental com ênfase em coleta seletiva e distribuição gratuita de mudas ornamentais e frutíferas para o público. Além disso, nas tendas montadas com apoio da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e Corpo de Bombeiros haverá pista de obstáculos para estimular a atividade física e aulão de capoeira com mestre Xoroquinho.
Segundo a coordenadora do Niemsus, Renata Pimentel, a escolha por promover o evento no Espaço Alternativo no fim de tarde se deu por conta da grande concentração de pessoas que procuram se exercitar no local nesse horário, principalmente durante os fins de semana.
Fonte: Collien Rodrigo
Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses
Entre janeiro e agosto deste ano, o Hospital Estadual e Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho, prestou assistência a 23.635 pacientes, reafir
O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) realizou, na noite desta sexta-feira (12/9), fiscalizações em unidades de saúde de Ariquemes e Ji-Paraná.
Como tratar dores no joelho em jovens?
Dores no joelho não são exclusividade de quem já coleciona aniversários — cada vez mais jovens estão sentindo aquele estalo incômodo ao subir escadas,
Governo de Rondônia realiza 3.682 cirurgias e investe R$ 34 milhões nos últimos 12 meses
Entre agosto de 2024 e junho de 2025, a gestão do governador de Rondônia, Marcos Rocha realizou um grande avanço no setor da saúde de Rondônia. Fora