Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa realiza Semana do Aleitamento Materno



A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde vai realizar a Semana do Aleitamento Materno (SMAM) de 03 a 07 de agosto com uma vasta programação que será desenvolvida pela Divisão de Programas Especiais, Maternidade Municipal Mãe Esperança e Unidades de Saúde. Todos os anos a campanha define um tema central que passa a ser discutido em diversos países, unificando assim as comemorações em todo o mundo. O tema definido para 2009 é "Aleitamento Materno: Uma Resposta Vital nas Emergências. Você Está Preparado?". Nos debates realizados em todo o país também será discutido o sub-tema "Amamentação em Todos os Momentos. Mais Saúde, Carinho e Proteção".

Em Porto Velho a semana vai ser realizada com distribuição de folders e material educativo com o tema, exibição de vídeos além de vários pit stops, palestras e sorteios para as mães. As palestras são direcionadas a mulheres em idade fértil, gestantes e mulheres que estão amamentando. Entre os temas abordados estão a amamentação exclusiva, as vantagens do aleitamento materno: nutricional, imunológico e psicológico, a preparação da mama para amamentação, a alimentação da mãe durante e amamentação e a legislação brasileira sobre a amamentação. As atividades estão programadas para serem desenvolvidas em todas as unidades de saúde da rede municipal durante o atendimento normal. A campanha também estará divulgando os números de telefones do SOS Amamentação: 3901 2860 e 3901 2862, que funciona 24 horas. A abertura da semana de Aleitamento Materno será na segunda feira, 03, às 08:30. na maternidade municipal Mãe Esperança.


A Campanha


A campanha deste ano, além de divulgar amplamente as vantagens e a importância da amamentação, visa estimular o aleitamento materno nas situações de emergência e calamidades, como enchentes, secas e outras catástrofes naturais. A meta é ter uma participação maior e apoio dos profissionais de saúde, familiares e rede social, governo e sociedade civil organizada junto à mulher e seu filho nessas situações, em que o risco de interrupção da amamentação aumenta e a situação  precária durante as catástrofes favorece o aparecimento de doenças infecciosas, entre outros.

A Semana Mundial da Amamentação, idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, é comemorada desde 1992 em mais de 150 países com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. No Brasil, a SMAM é coordenada pelo Ministério da Saúde que realiza as atividades sempre na primeira semana de agosto, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria

Fonte: Ascom

Mais Sobre Saúde