Porto Velho (RO) segunda-feira, 28 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa realiza palestra sobre o alcoolismo aos funcionários da construção civil



Obedecendo ao calendário de atividades educacionais voltadas para a saúde, a secretaria municipal de Saúde (Semusa), realizou atividades educativas de prevenção ao alcoolismo, para os funcionários da construção civil no bairro Novo, localizado na BR 364, km 7. Segundo a enfermeira Gelzirlane do Nascimento, que coordenou os trabalhos, o alcoolismo é geralmente definido como consumo frequente e excessivo de bebidas alcoólicas, levando ao ponto de mudança de comportamento, interferindo na vida pessoal, familiar, social e/ou profissional da pessoa. “O alcoolismo pode potencialmente resultar em condições psicológicas e fisiológicas que causam problemas de visão e às vezes, até a morte. Normalmente os alcoólicos têm dificuldades em cumprir com os seus deveres profissionais” – alertou a profissional.

O secretário da Semusa, Williames Pimentel, disse que a prefeitura está atenta ao crescimento desse grave problema, pois o alcoolismo é um dos casos mundiais entre as drogas, que mais causam custos a rede hospitalar. “Com exceção do tabagismo, o alcoolismo é o que tem mais custo para os países, do que todos os problemas de consumo de droga combinados. O tratamento do alcoolismo é complexo e depende do estado do paciente e de seu engajamento no processo de cura. Hoje temos o CAPs AD, para auxiliar no acompanhamento e tratamento para quem tiver interesse na cura” - disse.

A palestra faz parte das atividades de educação preventiva promovida pelo núcleo de educação interinstitucional da Semusa, e que já atendeu no segundo semestre, dezenas de entidades civis organizadas e estabelecimentos de ensino. Em muitos casos os setores de recursos humanos procuram a secretaria para oferecer informação e promover saúde para seus funcionários.

Fonte: Aurimar Lima
 

Mais Sobre Saúde