Quinta-feira, 15 de outubro de 2020 - 14h52

Outubro é o mês da campanha de prevenção contra o câncer de mama e colo de útero. Para promover a saúde das mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou dois mutirões para a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), nos dias 3 e 10 de outubro. Ao todo, 183 mulheres foram atendidas nas ações.
Os mutirões aconteceram no Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM) com pacientes encaminhadas pelas 19 unidades de saúde da zona urbana. Na primeira ação, realizada em 3 de outubro, 81 mulheres, encaminhadas por nove unidades, foram atendidas com a colocação do DIU. Na segunda ação, ocorrida em 10 de outubro, 102 mulheres realizaram o procedimento de contracepção, encaminhadas por 10 unidades de saúde.
Segundo a médica ginecologista, Sylvie Amado, antes da colocação do DIU todas as pacientes precisam passar por alguns testes disponíveis no mutirão, entre eles o de gravidez, HIV, sífilis e hepatites B e C. O resultado sai em poucos minutos e nos casos negativos a mulher é encaminhada para inserção do dispositivo.
A coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Cristilane Delgado, explica que todas as mulheres em idade fértil podem fazer uso do DIU. Basta procurar uma unidade de saúde próxima de casa e manifestar desejo pelo método para ser encaminhada ao procedimento.
Outros métodos de prevenção de gravidez também estão disponíveis nas unidades de saúde, como os de uso oral, injetável e camisinhas, que fazem parte do trabalho de planejamento reprodutivo e familiar desenvolvido pela Semusa, através da atenção básica.
BAIXO MADEIRA
A Semusa, através do Programa de Saúde da Mulher, também vai levar os mutirões para as mulheres ribeirinhas. As ações acontecerão no Baixo Madeira entre os dias 23 e 25 de outubro.
Além da inserção do DIU em mulheres que já estão na fila de espera, a Semusa também vai capacitar os profissionais de saúde das localidades para que façam o procedimento de forma a reduzir o tempo de espera das pacientes.
Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Histórias de quem encontrou acolhimento no Corujão da Saúde
Maria Aparecida, 54 anos, moradora do Assentamento Joana D’arc, chegou à unidade depois de um dia difícil. Sentindo dores causadas por problemas na ti

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) analisou a aquisição do imóvel destinado ao Hospital Universitário de Porto Velho e reconheceu q

Prefeitura de Porto Velho realiza coleta inédita do exame DNA-HPV, neste sábado (28)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza neste sábado (28) a primeira ação de coleta do exame DNA-HPV

Anúncios históricos realizados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta terça-feira (24), no Rio de Janeiro (RJ), fortalecem o Complexo Eco
Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)