Quinta-feira, 15 de outubro de 2020 - 14h52

Outubro é o mês da campanha de prevenção contra o câncer de mama e colo de útero. Para promover a saúde das mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou dois mutirões para a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), nos dias 3 e 10 de outubro. Ao todo, 183 mulheres foram atendidas nas ações.
Os mutirões aconteceram no Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM) com pacientes encaminhadas pelas 19 unidades de saúde da zona urbana. Na primeira ação, realizada em 3 de outubro, 81 mulheres, encaminhadas por nove unidades, foram atendidas com a colocação do DIU. Na segunda ação, ocorrida em 10 de outubro, 102 mulheres realizaram o procedimento de contracepção, encaminhadas por 10 unidades de saúde.
Segundo a médica ginecologista, Sylvie Amado, antes da colocação do DIU todas as pacientes precisam passar por alguns testes disponíveis no mutirão, entre eles o de gravidez, HIV, sífilis e hepatites B e C. O resultado sai em poucos minutos e nos casos negativos a mulher é encaminhada para inserção do dispositivo.
A coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Cristilane Delgado, explica que todas as mulheres em idade fértil podem fazer uso do DIU. Basta procurar uma unidade de saúde próxima de casa e manifestar desejo pelo método para ser encaminhada ao procedimento.
Outros métodos de prevenção de gravidez também estão disponíveis nas unidades de saúde, como os de uso oral, injetável e camisinhas, que fazem parte do trabalho de planejamento reprodutivo e familiar desenvolvido pela Semusa, através da atenção básica.
BAIXO MADEIRA
A Semusa, através do Programa de Saúde da Mulher, também vai levar os mutirões para as mulheres ribeirinhas. As ações acontecerão no Baixo Madeira entre os dias 23 e 25 de outubro.
Além da inserção do DIU em mulheres que já estão na fila de espera, a Semusa também vai capacitar os profissionais de saúde das localidades para que façam o procedimento de forma a reduzir o tempo de espera das pacientes.
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)