Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa realiza Curso Anual de Vigilância Epidemiológica


 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Departamento de Vigilância Epidemiológica Ambiental, realiza nas próximas duas semanas, de 17 a 28 de novembro, o Curso Básico de Vigilância Epidemiológica, com o objetivo de capacitar os técnicos das Unidades de Saúde em ações básicas da função. Cerca de 30 inscritos, entre servidores municipais, técnicos dos hospitais da capital e das unidades de saúde, serão orientados quanto a implementação da notificação e investigação de doenças e agravos. O curso também vai preparar os técnicos para atuarem na Vigilância Epidemiológica, abordando todo o material usado na prática.

O curso será realizado no auditório da Fatec, somente no período da tarde. “Nós oferecemos esta facilidade para que o participante possa ter o máximo de freqüência, sem prejudicar o seu horário normal de trabalho”, argumenta uma das organizadoras do curso.

Alguns temas serão abordados como ponto inicial do curso, como: “A construção da Vigilância em Saúde”; “A Vigilância Epidemiológica da Profilaxia da Raiva Humana” e o “Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica”.

Ao final do curso, os participantes vão trabalhar o tema investigação de surto e analisar a atual situação da saúde no município de Porto Velho.

Para a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica Ambiental da Semusa, Régia Martins, o curso vai proporcionar mais conhecimento e capacitação aos técnicos.”Esse tipo de curso, nós realizamos uma vez por ano, com o objetivo não só de capacitar, mas também de atualizar os nossos técnicos que precisam manter-se atualizados em vigilância epidemiológica das doenças e agravos“.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tratamento inédito para nanismo na região Norte é realizado com investimentos do governo de RO

Tratamento inédito para nanismo na região Norte é realizado com investimentos do governo de RO

Após seis meses de acompanhamento pós-cirúrgico, o governo de Rondônia, anuncia o sucesso do primeiro procedimento de alongamento ósseo para tratame

Governo de RO apresenta atualização sobre casos de Mpox em Porto Velho e reforça medidas preventivas

Governo de RO apresenta atualização sobre casos de Mpox em Porto Velho e reforça medidas preventivas

O governo de Rondônia informou, durante a coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (20), com a presença de representantes da Secretaria de E

Nota de Esclarecimento da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau)  sobre 4 casos de vírus Mpox

Nota de Esclarecimento da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) sobre 4 casos de vírus Mpox

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informa que há registro, até o momento, de seis ocorrências de notificações de infecção pelo vír

Foi confirmado em Porto Velho dois casos de Mpox, a varíola de macacos. - Atualização

Foi confirmado em Porto Velho dois casos de Mpox, a varíola de macacos. - Atualização

Porto Velho já registrou dois casos confirmado de Mpox (varíola dos macacos) e outros dois casos suspeitos em investigação, segundo informações repa

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)