Sábado, 30 de junho de 2012 - 07h33
Ao longo de todo o ano o Núcleo de Educação em Saúde (Niemsus) da secretaria municipal de Saúde, desenvolve diversas atividades, dentre elas a prevenção contra o uso de drogas, planejamento familiar, prevenção de DST/AIDS, prevenção do câncer de colo de útero e mama, assim como o combate a dengue e a malaria.
As ações são realizadas através de visitas em empresas privadas (por meio de solicitação) e principalmente nas escolas, sejam elas da rede pública ou privada e periodicamente Pit Stops educativos. Em todas as ações há uma vasta distribuição de informações que colaboram para a prevenção de problemas freqüentemente atingem a população causando transtorno à sociedade e como explica Renata Pimentel, chefe do Niemsus: “É muito mais barato e saudável prevenir do que tratar, isso em todos os aspectos, seja da malaria, das DSTs, do uso de drogas ou da gravidez na adolescência, por isso o Niemsus vem desenvolvendo esta série de atividades de cunho preventivo”, enfatizou ela.
Próxima ação
Segundo a chefe do Núcleo neste sábado, 30, das 09h ás 13, será realizada uma ação na escola municipal de ensino fundamental Pé de Murici. Durante a ação, que ira integrar o projeto Murici GerAção. Dentro da programação a ser desenvolvida na escola o Niemsus prevê a apresentação de vídeos que tem o intuito de afastar as crianças do uso de drogar além de orientá-los dos malefícios dos entorpecentes serão feitas recomendações para que não iniciem o uso e nem tenham contatos com estranhos.
Para a ação da escola Pé de Murici estão sendo preparadas maquetes ilustrativas com materiais que simulam a aparência dos entorpecentes mais conhecidos assim como os que as crianças não têm conhecimento de sua existência. Também estão previstas salas temáticas que estão abordando principalmente a prevenção de doenças e gravidez na adolescência.
Principalmente ao abordar a temática das drogas será utilizada a metodologia ativa de aprendizado e ensino, ou seja, não é através da palestra que acontece a interação com o público e sim por meio do dialogo e da troca de experiências com os visitantes.
Murici GerAção
Após pesquisa realizada pela escola Pé de Murici que fica no bairro Planalto, através de visitas a casa de 321 famílias, foi detectado que a grande maioria destas somente procura atendimento médico especializado em casos estaremos, que um número muito grade dos membros destas famílias não tem qualificação profissional e não trabalha com carteira assinada, foi contatado ainda um grande numero de adolescentes que já tem filhos e o uso de drogas que é frenquente em vários das famílias.
Feitas estas constatações a escola desenvolveu o projeto Murici GerAção, que visa que a comunidade utilize a escola como um espaço que oportuna o acolhimento de toda a família e sirva de agente transformador atendendo aos interesses e necessidades das pessoas que moram nos arredores da escola, promovendo fomento a cidadania. Maiores informações com Renata Pimentel (3901 2930) ou Renata (9984 3818)
Fonte: Edina Silva
Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto
O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac
O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do
Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina
Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re
Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha
Pensando na saúde das crianças e na tranquilidade das famílias, o governador de Rondônia, Marcos Rocha determinou a retomada do atendimento pediátri