Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa realiza atividades em escolas e empresas


Ao longo de todo o ano o Núcleo de Educação em Saúde (Niemsus) da secretaria municipal de Saúde, desenvolve diversas atividades, dentre elas a prevenção contra o uso de drogas, planejamento familiar, prevenção de DST/AIDS, prevenção do câncer de colo de útero e mama, assim como o combate a dengue e a malaria.

As ações são realizadas através de visitas em empresas privadas (por meio de solicitação) e principalmente nas escolas, sejam elas da rede pública ou privada e periodicamente Pit Stops educativos. Em todas as ações há uma vasta distribuição de informações que colaboram para a prevenção de problemas freqüentemente atingem a população causando transtorno à sociedade e como explica Renata Pimentel, chefe do Niemsus: “É muito mais barato e saudável prevenir do que tratar, isso em todos os aspectos, seja da malaria, das DSTs, do uso de drogas ou da gravidez na adolescência, por isso o Niemsus vem desenvolvendo esta série de atividades de cunho preventivo”, enfatizou ela.


Próxima ação

Segundo a chefe do Núcleo neste sábado, 30, das 09h ás 13, será realizada uma ação na escola municipal de ensino fundamental Pé de Murici. Durante a ação, que ira integrar o projeto Murici GerAção. Dentro da programação a ser desenvolvida na escola o Niemsus prevê a apresentação de vídeos que tem o intuito de afastar as crianças do uso de drogar além de orientá-los dos malefícios dos entorpecentes serão feitas recomendações para que não iniciem o uso e nem tenham contatos com estranhos.

Para a ação da escola Pé de Murici estão sendo preparadas maquetes ilustrativas com materiais que simulam a aparência dos entorpecentes mais conhecidos assim como os que as crianças não têm conhecimento de sua existência. Também estão previstas salas temáticas que estão abordando principalmente a prevenção de doenças e gravidez na adolescência.

Principalmente ao abordar a temática das drogas será utilizada a metodologia ativa de aprendizado e ensino, ou seja, não é através da palestra que acontece a interação com o público e sim por meio do dialogo e da troca de experiências com os visitantes.


Murici GerAção

Após pesquisa realizada pela escola Pé de Murici que fica no bairro Planalto, através de visitas a casa de 321 famílias, foi detectado que a grande maioria destas somente procura atendimento médico especializado em casos estaremos, que um número muito grade dos membros destas famílias não tem qualificação profissional e não trabalha com carteira assinada, foi contatado ainda um grande numero de adolescentes que já tem filhos e o uso de drogas que é frenquente em vários das famílias.

Feitas estas constatações a escola desenvolveu o projeto Murici GerAção, que visa que a comunidade utilize a escola como um espaço que oportuna o acolhimento de toda a família e sirva de agente transformador atendendo aos interesses e necessidades das pessoas que moram nos arredores da escola, promovendo fomento a cidadania. Maiores informações com Renata Pimentel (3901 2930) ou Renata (9984 3818)

Fonte: Edina Silva

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO investiu mais de 5 milhões em reformas estruturais no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Governo de RO investiu mais de 5 milhões em reformas estruturais no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Entre os anos de 2020 e 2024, o governo de Rondônia investiu o valor de R$ 5.608.983,25 milhões em obras estruturais no Hospital de Base Dr. Ary Pin

Transplante: Rondônia se une ao Acre e Amazonas para salvar vida

Transplante: Rondônia se une ao Acre e Amazonas para salvar vida

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou uma ação integrada realizada na segunda-feira (5) entre os estados do Amazonas, Rondônia e Acre que

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)