Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa participa da 1ª Oficina de Seleção de Indicadores de Agravos à Saúde



Coordenadores da secretaria municipal de Saúde (Semusa), diretores e autoridades ligadas à saúde e ao meio ambiente do Estado participam até nesta quinta-feira (07/10), no Hotel Rondon, da 1ª Oficina de Seleção de Indicadores de Agravos à Saúde, de doenças respiratórias e cardiovasculares, promovida pela Fundação Fiocruz e Agência de Vigilância do Estado em parceria com a prefeitura.

O evento iniciou na manhã desta quarta-feira (06/10), com a participação da diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da prefeitura, Rute Bessa, que falou sobre a seca, as queimadas e os efeitos que causam à saúde. Segundo ela a oficina será uma oportunidade para a construção de indicadores que possam servir como parâmetros para o monitoramento da saúde em todo o Estado.

“Hoje estas queimadas refletem no atendimento nas Unidades de Saúde que poderiam estar tratando de outras patologias, porém acabam superlotadas pelo grande número de crianças, idosos e grávidas que procuram estas unidades para atendimento médico, devido a fumaça ocasionada pelas queimadas. São pessoas com tosse, tontura, e outras doenças respiratórias”, disse a técnica, que falou ainda sobre a necessidade de levantar discussões em todo o Estado sobre o perigo das queimadas e os prejuízos que elas causam para a saúde, meio ambiente e para a economia.“Todos sofrem prejuízos com as queimadas e é necessário que haja um trabalho mais efetivo junto à população, para que as pessoas não se acomodem com o problema. Não basta apenas procurar uma Unidade de Saúde, tratar a doença respiratória ou alérgica, é preciso que todos colaborem para que cessem as queimadas”, disse a diretora.

Nesta quinta-feira (07/10), a partir das 9h, o grupo volta a se reunir no Rondon Palace Hotel para apresentar os indicadores plausíveis, as metas e os desafios tanto para a saúde, como para os demais setores afetados com as queimadas.


Fonte: Meiry Santos

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)