Sábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa orienta a população a respeito da febre amarela


A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tranquiliza a população com relação a inexistência de caso de febre amarela em Porto Velho desde 2001. Apesar de no Brasil a febre amarela silvestre ser endêmica na região norte, a cobertura vacinal é ampla. A imunização faz parte do calendário nacional de vacinação ainda na infância e é disponibilizada para adultos. Em 2017, cerca de 300 mil pessoas foram vacinadas na capital.

Não há necessidade de vacinação indiscriminada e de uma corrida aos postos. A organização mundial da saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para proteger o individuo por toda a vida. Portanto quem já tomou uma dose já está imunizado.

A Semusa informa ainda que as vacinas para a febre amarela estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de Porto Velho. De acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde, devem tomar a vacina crianças a partir dos nove meses de idade. Adultos que nunca foram imunizadas contra o vírus da doença e que residam ou vão viajar para áreas endêmicas ou com confirmação de casos, ou que vivem próximo a um corredor ecológico. Nessas circunstâncias é preciso procurar uma unidade para fazer a atualização do cartão de vacina.

Como é o caso do advogado e jornalista José Martinho, que procurou a unidade Maurício Bustani para tomar a dose. “Eu nunca tomei a vacina e vou muito para o sítio por isso resolvi me proteger”, disse.

As salas de vacinações das unidades básicas de saúde funcionam de segunda a sexta feira durante todo o dia.

CONTRAINDICAÇÃO

A dose da vacina contra a Febre Amarela não está indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo). Em caso de dúvida, é importante consultar o médico. O Ministério da Saúde recomenda vacinação com pelo menos 10 dias de antecedência antes de qualquer viagem.

MACACOS MORTOS

Na manhã de terça-feira (16) a diretora da Agevisa, Arlete da Gama Baldez e o médico veterinário Césarino Júnior estiveram tratando com o secretário da Semusa, Orlando Ramires, e o adjunto Marcus Vinícius sobre as estratégias para tranquilizar e orientar a população quanto a febre amarela e a nova visita das equipes até o Cuniã, no Baixo Madeira para o monitoramento entomológico na área onde macacos foram encontrados mortos em novembro e que está sob observação.

Em dezembro a equipe do centro de informações estratégicas de vigilância em saúde da Semusa participou da ação conjunta com a Agevisa (Agência estadual de vigilância em Saúde do Estado) e outros órgãos com ações de prevenção no Cuniã e orientação a população local. 72 pessoas foram vacinadas contra a febre amarela.

ATUALIZAÇÃO

Os interessados também pode procurar as unidades para atualizar o cartão de vacina para outras doenças além da febre amarela. Estão disponíveis na rede pública as vacinas: hepatite B, antitetânica, contra pólio inativa, pneumococo 23, dupla adulto, meningocócica conjugada, poliomelite oral, rotavírus humano, HPV, pentavalente, pneumocócica conjugada, tetra viral, tríplice acelular e viral e hepatite A.

A vacina contra a BCG dose única para recém-nascido até os 6 meses acontece exclusivamente na unidade Maurício Bustani e na Maternidade Municipal Mãe Esperança.

Fonte: Semusa

Gente de OpiniãoSábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Entre 2019 e 2024, o governo de Rondônia aumentou os repasses financeiros aos 52 municípios do estado. Em 2019, o total transferido foi de R$ 7.367.

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Os 52 municípios de Rondônia receberam em 2024 mais de R$ 142.7 milhões do governo de Rondônia para aplicar na saúde. Um aumento de 1.837,34%, em co

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Com objetivo de melhorar a qualidade, agilidade e eficiência do trabalho nos atendimentos dos serviços de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, por meio

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informa que, na noite desta quarta-feira (14/05), foi registrado um sinistro envolvendo uma das

Gente de Opinião Sábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)