Sexta-feira, 27 de março de 2009 - 16h58
A secretaria municipal de Saúde( Semusa) vai realizar dia 05 de abril, domingo, o Dia Mundial de Atividade física em parceria com outras secretarias como a Semed, Semes e Semtran, além de algumas instituições como o Sesi, Unimed, Faculdade São Lucas e Unir.
Com o slogan "Praticar atividade física é tão simples que você faz brincando", os organizadores estão programando algumas atividades que vão ser realizadas no espaço alternativo próximo a entrada do aeroporto, das 16:00hs às 19:00hs. Em tendas distribuídas ao longo da avenida Jorge Teixeira, os participantes vão ter acesso a verificação de pressão, testes de glicemia, feitos pelos acadêmicos de medicina e enfermagem, monitorados por médicos e enfermeiros. Durante a programação os participantes também vão poder fazer exercícios, praticar esportes, ginástica, com direito a lanches e água. Ainda de acordo com a programação, os participantes vão receber massagens e praticar ginástica laboral. Ciclistas vão ter uma atenção especial da Sentran, com explicações sobre as normas de transito específica para bicicletas e também sobre o emplacamento.
As instituições participantes também vão levar muitas informações através de panfletos e folders explicativos que vão ser distribuídos durante as atividades. "Atividade física é definida como qualquer movimento corporal que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso, por isso é importante todos participem em qualquer modalidade de exercícios ou atividade" ressaltou a coordenadora do evento, Régia Martins.
Orientação Profissional
Toda e qualquer atividade deverá ser controlada pelos profissionais da área de Educação Física que estarão participando do evento. Paralelo a esse monitoramento, os participantes também terão acompanhamento médico com as orientações corretas sobre cada atividade. A inatividade física e alguns malefícios a saúde como bebidas e cigarros também serão enfocados durante o evento.
Dados
Na grande maioria dos países em desenvolvimento, grupo do qual faz parte o Brasil, mais de 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam um nível adequado de exercício físico.
Os indivíduos mais sujeitos ao sedentarismo são: mulheres, idosos, pessoas de nível sócio-econômico mais baixo e os indivíduos incapacitados. Observou-se que as pessoas reduzem, gradativamente, o nível de atividade física, a partir da adolescência. Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade, diabetes, cardiopatias e outras doenças, é o que se relaciona pelo menos em parte à falta da prática de atividades físicas.
"A maioria das pessoas é sedentária porque passa a maior parte do tempo livre assistindo televisão, usando computadores, jogando videogames e neste Dia mundial de Atividade Física, nós faremos um domingo diferente, por isso chamamos toda a população da capital para prestigiar o evento e praticar alguma forma de exercício ou atividade neste dia" finaliza a coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, Naderge Moura.
Fonte: Ascom
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO
O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)