Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa organiza Dia Mundial da Atividade Física



 

A secretaria municipal de Saúde( Semusa) vai realizar dia 05 de abril, domingo, o Dia Mundial de Atividade física em parceria com outras secretarias como a Semed, Semes e Semtran, além de algumas instituições como o Sesi,  Unimed, Faculdade São Lucas e Unir.

Com o slogan "Praticar atividade física é tão simples que você faz brincando", os organizadores estão programando algumas atividades que vão ser realizadas no espaço alternativo próximo a entrada do aeroporto, das 16:00hs às 19:00hs. Em tendas distribuídas ao longo da avenida Jorge Teixeira, os participantes vão ter acesso a verificação de pressão, testes de glicemia, feitos pelos acadêmicos de medicina e enfermagem, monitorados por médicos e enfermeiros. Durante a programação os participantes também vão poder fazer exercícios, praticar esportes, ginástica, com direito a lanches e água. Ainda de acordo com a programação, os participantes vão receber massagens e praticar ginástica laboral. Ciclistas vão ter uma atenção especial da Sentran, com explicações sobre as normas de transito específica para bicicletas e também sobre o emplacamento.

As instituições participantes também vão levar muitas informações através de panfletos e folders explicativos que vão ser distribuídos durante as atividades. "Atividade física é definida como qualquer movimento corporal que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso, por isso é importante todos participem em qualquer modalidade de exercícios ou atividade" ressaltou a coordenadora do evento, Régia Martins.


Orientação Profissional

Toda e qualquer atividade deverá ser controlada pelos profissionais da área de Educação Física que estarão participando do evento. Paralelo a esse monitoramento, os participantes também terão acompanhamento médico com as orientações corretas sobre cada atividade. A inatividade física e alguns malefícios a saúde como bebidas e cigarros também serão enfocados durante o evento.


Dados

Na grande maioria dos países em desenvolvimento, grupo do qual faz parte o Brasil, mais de 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam um nível adequado de exercício físico.

Os indivíduos mais sujeitos ao sedentarismo são: mulheres, idosos, pessoas de nível sócio-econômico mais baixo e os indivíduos incapacitados. Observou-se que as pessoas reduzem, gradativamente, o nível de atividade física, a partir da adolescência. Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade, diabetes, cardiopatias e outras doenças, é o que se relaciona pelo menos em parte à falta da prática de atividades físicas.

"A maioria das pessoas é sedentária porque passa a maior parte do tempo livre assistindo televisão, usando computadores, jogando videogames e neste Dia mundial de Atividade Física, nós faremos um domingo diferente, por isso chamamos toda a população da capital para prestigiar o evento e praticar alguma forma de exercício ou atividade neste dia" finaliza a coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, Naderge Moura.
 
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Vidas que importam: atuação do TCE-RO garante transferência rápida de pacientes e desafoga UPA da Zona Sul

Vidas que importam: atuação do TCE-RO garante transferência rápida de pacientes e desafoga UPA da Zona Sul

Foi com esse senso de urgência, aliado à escuta, ao planejamento e à ação, que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) ajudou a transfor

Hospital Cemetron recebe o nome do Dr. Hamilton Raulino Gondim

Hospital Cemetron recebe o nome do Dr. Hamilton Raulino Gondim

Por ocasião da inauguração da Unidade Administrativa e da Unidade de Terapia Intensiva do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), o hosp

Prefeitura de Porto Velho fortalece vigilância genômica para enfrentamento de doenças emergentes

Prefeitura de Porto Velho fortalece vigilância genômica para enfrentamento de doenças emergentes

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rondônia) selaram, nesta sexta-feira (23), uma cooperação técnico-científi

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)