Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa intensifica formação dos profissionais enfermeiros em traumatologia



A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho, inicia quinta-feira (12) o curso Advanced Trauma Care for Nurses (ATCN), destinado aos enfermeiros da rede municipal de saúde da capital. Esta será a primeira turma de um total de quatro, que abrangerá a qualificação de 64 enfermeiros. A primeira turma recebe a formação nos dias 12 e 13 de agosto, a segunda nos dias 14 e 15, a terceira nos dias 20 e 21, e a quarta nos dias 22 e 23.

O curso compreende a urgência e a emergência voltada para o atendimento ao paciente traumatizado, fato muito comum nos serviços prestados nas policlínicas da rede municipal e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ação tem como finalidade o fomento à melhoria do atendimento, à baixa e média complexidade. No final será apresentado um protocolo elaborado pelos profissionais, que também culminará com a formação de enfermeiros multiplicadores e compromissados com a formação contínua de todos os profissionais do quadro da Semusa.

O trabalho é uma parceria entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Conselho Regional de Enfermagem e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A prefeitura quer intensificar a formação continuada dos profissionais de saúde, a exemplo do curso de capacitação em Advanced Trauma Life Support (ATLS), oferecido aos médicos da rede municipal no começo do ano.

Excelência

O ATCN ministrado atualmente em conjunto com o Advanced Trauma Life Support® (ATLS®), já é oferecido pela Semusa aos médicos da rede municipal. O programa ATCN vem sendo operacionalizado por mais de 20 anos e desde então é reconhecido pelo excelente programa educacional em trauma. É oferecido em mais de 20 estados norte-americanos e em diversos países (Dinamarca, Arábia Saudita, Itália, Hong Kong, Suécia, Porto Rico, Espanha e Portugal). No Brasil, o programa ATCN iniciou em maio de 2009.

Nos módulos os profissionais terão a imersão com 19 horas divididas em dois dias de atividades; possui aulas teóricas interativas e atividades práticas com manequins artificiais e humanos simulados. As aulas teóricas são ministradas pelos instrutores do ATLS® e participam o grupo médico e o grupo de enfermeiros. Durante as aulas e testes práticos, os enfermeiros são direcionados para atuarem em avaliação e atendimento inicial, em traumas craniencefálico, de vertebromedular, músculo-esquelético e trauma pediátrico, e farão atendimento simulado, aos doentes. Todas as situações práticas são baseadas em cenários interativos que permitem aos alunos colocar em prática o que aprenderam nas aulas teóricas e no manual do ATCN.

O secretário Municipal de Saúde Williames Pimentel disse que a união com o Cofen demonstra a credibilidade da formação continuada que está sendo oferecida aos profissionais da enfermagem. “Esta é uma forma de valorização do profissional da saúde com resultados que vão além dos recursos humanos, pois a capacitação tem um custo benefício surpreendente para o sistema público de atendimento a saúde. O valor do investimento está agregado na melhoria do serviço e na auto-estima do profissional” – argumentou.

Fonte:  Aurimar Lima

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO avança em operação de resgate do Barco Hospital Walter Bartolo no Rio Mamoré

Governo de RO avança em operação de resgate do Barco Hospital Walter Bartolo no Rio Mamoré

Segue a operação de resgate da Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bartolo, no Rio Mamoré, no município de Guajará-Mirim. O barco hospital, respo

ASSDACO comemora sucesso da campanha de prevenção contra o câncer em Costa Marques

ASSDACO comemora sucesso da campanha de prevenção contra o câncer em Costa Marques

No último final de semana, a equipe da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) esteve no município de Costa Marques para mais u

Governador Marcos Rocha melhora o acesso a saúde pública com o Projeto de Telemedicina que já supera 12 mil atendimentos

Governador Marcos Rocha melhora o acesso a saúde pública com o Projeto de Telemedicina que já supera 12 mil atendimentos

O governador Marcos Rocha tem reafirmado o compromisso de sua gestão com a ampliação do acesso à saúde de qualidade para todos os rondonienses. Uma

Ação da Semusa visa identificar e agilizar atendimento a pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos

Ação da Semusa visa identificar e agilizar atendimento a pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos

Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou, no sábado (14), uma grande ação de triagem na Praça CEU, loca

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)