Porto Velho (RO) segunda-feira, 28 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa começa o mutirão contra a Dengue no Aponiã


   
Dengue: Tudo pronto para mais um combate à Dengue

Centenas de pessoas participaram na manhã desta segunda feira, 09, da abertura do mutirão contra a Dengue, na Unidade Saúde da Família, no bairro Aponiã. O Mutirão da Dengue está sendo realizado pela prefeitura de Porto Velho através da secretaria municipal de Saúde (Semusa) e vai ser realizado neste bairro e adjacências até o dia 12 de fevereiro com atividades organizadas pela Unidade de Saúde da Família Aponiã. As atividades vão ser desenvolvidas por 70 profissionais entre supervisores, agentes de combate aa endemias, agentes comunitários, enfermeiros e agentes administrativos.
      
O mutirão contra a Dengue faz parte das ações do Plano de Contingência da Dengue, elaborado pela secretaria municipal de Saúde e já foi realizado nos bairros, São Sebastião, Nacional, Cidade Nova, Cidade do Lobo, Eldorado, Cohab, Ulisses Guimarães, Caladinho, Esperança da Comunidade, Socialista, Jardim Santana, São Francisco, JK, Tancredo Neves, Embratel, Industrial, Nova Esperança. Em alguns bairros, o mutirão também atinge os bairros adjacentes. No bairro Aponiã, a meta é atingir 5.462 residências durante os 4 dias do mutirão.
   
Para combater o mosquito, os agentes realizam inspeções sanitárias, nos reservatórios e caixas d’agua, fazendo o devido tratamento quando necessário. Durante a abertura do mutirão, a diretora da Unidade de Saúde, Nilva Pimentel, pediu todo o empenho dos agentes.”Nós precisamos ser firmes no propósito de atingir nossos objetivos que é de inspecionar o maior número de residências possível e tentar de todas as formas convencer os moradores da importância da vigilância permanente contra o mosquito em todas as casas do bairro, só assim estaremos fazendo cada um a nossa parte” argumentou a diretora.
       

Empenho dobrado


Ao assumir a secretaria municipal de Saúde, o secretário Williames Pimentel participou de uma reunião com os procuradores do Ministério Público de Rondônia, onde foram sugeridas algumas novas estratégias para o combate a Dengue no município. Pimentel assumiu o compromisso de apresentar um plano de controle e combate a Dengue, que será desenvolvido nos próximos dias em parceria com os líderes de bairros e associações de moradores. Como parte do plano, está a estratégia de orientação e educação aos moradores no combate a Dengue, que será desenvolvido através de palestras e oficinas realizadas pelos técnicos e educadores da Semusa, através do Núcleo de Educação e Saúde( Niemsus).”Com certeza esse será um dos nossos maiores desafios, porque para atingir nossos objetivos que é o de chamar a população a responsabilidade de também combater a proliferação do mosquito, nós vamos lidar com uma série de fatores e um deles é a questão da cultura e dos hábitos de cada cidadão,” argumenta a coordenadora do Niemsus, Naderge Moura.

As campanhas em nível nacional têm esclarecido as dúvidas da população, mas em alguns casos, a prática das orientações, ou seja, cada um cuidar do seu terreno, das suas plantas, evitar os possíveis criadouros, precisa ser reforçada sempre e esse tem sido o maior objetivo dos mutirões. “Sem dúvida a prevenção e o combate à Dengue, assim como a outras doenças, são desafios permanentes, já que vivemos o clima tropical, mas a Semusa estará atuando com maior atenção possível para se evitar um surto de qualquer doença”, afirma o secretário Williames Pimentel.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Saúde