Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa amplia e reforma rede de laboratórios


 

A secretaria municipal de Saúde (Semusa) está ampliando e reformando os laboratórios instalados nas unidades de saúde Socialista, Mariana e Ernandes Índio, esse último em fase final de obra. O secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel, disse que a medida é para maior resolutividade do atendimento interligado, proporcionado pela prefeitura do município através do sistema Hospub, recém inaugurado. “Temos toda a rede interligada através da máquina de leitura dos exames que está instalada na policlínica Rafael Vaz e Silva. Após a coleta, ela processa até 3 mil exames em 1 hora, com resultados de coleta e exames num plano estratégico de 24 horas até a entrega ao usuário, nos casos de exames mais simples, como hemograma e preventivo, por isso queremos melhorar as instalações para o serviço feito na ponta” – explicou Pimentel, que continua investindo na política de melhoria do atendimento laboratorial.

Para fortalecer ainda mais a rede laboratorial, a prefeitura está convidando profissionais aprovados no último concurso, através do Edital 002 da secretaria municipal de Administração, que terão como missão otimizar o sistema nas unidades da Zona Urbana e Rural. Na contratação, estão inclusos os novos auxiliares de saúde, técnicos de laboratório, bioquímicos e biomédicos, com suas respectivas lotações para atender o quadro de necessidade da Semusa. No documento, a secretaria municipal de Administração (Semad), informa que a localidade que não obtiver candidatos aprovados em número suficiente para o preenchimento das vagas disponibilizadas, o município de Porto Velho reservou o direito de convidar candidatos aprovados e classificados em outra opção de localidade, obedecendo-se o critério de maior pontuação no Concurso Público. Não sendo de interesse do candidato, este não será excluído do Concurso Público, assinando no entanto, o Termo de Desistência da localidade oferecida, permanecendo no cadastro de reserva, na mesma classificação.

Colônia Viçosa

A equipe técnica da Semusa esteve com a comunidade da Colônia Viçosa para supervisionar o trabalho de coleta feita pela unidade de saúde no local. Segundo a técnica da Semusa, Deuzelli Sales de Souza, foi feita a notificação da secretaria para que o exame da malária seja realizado em dois períodos, manhã e tarde, que antes era feito até às 12h. Uma novidade para ser levada ao conhecimento da população, é que será construído um laboratório para diagnóstico também, dos casos de malária. Foi entregue o termo de doação do terreno para assessoria da empresa, Dornelas, que faz parte do grupo que está construindo as usinas no rio Madeira. A assessoria vai encaminhar e solicitar a contratação da empresa que irá construir a unidade na avenida principal da colônia.


Fonte: Aurimar Lima

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr