Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa alerta para cuidados com a saúde no período de estiagem


 
A secretaria municipal de saúde (Semusa), alerta a população sobre os cuidados para enfrentar este período de estiagem, um fenômeno climático causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica ou chuva, que vem provocando sérios problemas de saúde e sobrecarga na rede municipal. “Ao informar a população em geral das condições da qualidade do ar no estado de Rondônia disponibilizado e analisado, referidas informações são provenientes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, assim recomendamos medidas de proteção e promoção da saúde, prevenção de agravos e doenças relacionadas aos impactos atmosféricos” – explicou o secretário da Semusa, Williames Pimentel.

Tendo em vista as condições ambientais de Porto Velho, com baixa umidade do ar e grande concentração de poluentes atmosféricos os técnicos do serviço de vigilância epidemiológica da Semusa recomenda a população que usem roupas leves e aumentem a ingestão de líquidos, de preferência água, para hidratar o corpo, evitem praticar atividades físicas e exposição ao ar livre entre 10 e 17 horas, e ao invés de alimentos gordurosos, optem por comidas leves. Os especialistas alertam que é importante observar o ambiente para dormir, sendo um local arejado e umedecido, com uso de umidificadores de ar, toalhas molhadas ou recipientes com água nos quartos, evitando o ressecamento do nariz e garganta.

A enfermeira do Núcleo Interinstitucional de Saúde da Semusa (Niemsus), Gelzirlane do Nascimento afirma que os cuidados são de suma importância para prevenção e promoção da saúde. A profissional recomenda ainda que em caso de irritação o uso do soro fisiológico é ideal para lavar olhos e narinas. “Permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas e também evitar aglomerações em ambientes fechados é uma postura adequada para os dias de estiagem” – finalizou.

Fonte: Aurimar Lima

 

Mais Sobre Saúde