Segunda-feira, 12 de janeiro de 2009 - 16h34
Saúde: Prefeitura começa o sétimo mutirão contra a Dengue, uma campanha de prevenção já realizada em 50% da capital
Centenas de moradores e líderes do bairro São Francisco e adjacências compareceram a solenidade de abertura do mutirão contra a Dengue, que reuniu diretores da secretaria municipal de Saúde, agentes comunitários e agentes de endemias.
A abertura foi realizada na sede da associação de moradores do bairro e o presidente, Gilmar Rocha fez questão de agradecer a participação de todos na campanha de combate a Dengue, uma parceria da prefeitura juntamente com os moradores que são os maiores beneficiados. Nós temo tido uma excelente participação das comunidades no combate a Dengue, mas não podemos deixar de ressaltar que nunca uma administração pública teve tanta atenção com a saúde neste município disse o presidente.
Segundo os relatórios do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Semusa, em 2007 foram registrados 543 casos de Dengue em toda a capital. Já no ano passado, Porto Velho teve 2.336 casos de Dengue e os bairros de maior incidência foram Três Marias, Aponiã e Tancredo Neves. Segundo a Diretora do departamento, Régia Martins, o aumento dos casos tem algumas justificativas. Uma pessoa pode ter Dengue até três vezes, manifestando um tipo de cada vez e o período chuvoso é outro motivo, uma vez que aumentam os depósitos e água onde o mosquito prolifera bastante alerta a diretora.
A realização dos mutirões contra a Dengue pela prefeitura municipal tem sido de grande importância no combate ao mosquito e na tentativa de evitar uma possível epidemia na capital e esse combate tem uma peça principal.Todo o mutirão tem o objetivo de diminuir a incidência da Dengue e nós temos um grande aliado nesta campanha que é a própria comunidade que tem nos recebido muito bem e se tornou parceira no combate a Dengue disse o diretor do centro de Saúde do bairro, Jocel Ferreira.
Calendário dos Mutirões
O objetivo principal dos mutirões é prevenir os moradores da capital através da distribuição de panfletos e orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito. As ações fazem parte do Plano de Contingência da Dengue, elaborado pela Semusa e os mutirões já tem dat para serem realizados nas próximas semanas.
No bairro JK, as ações vão ser realizadas nos dias 14 e 15, em 3.229 famílias. No bairro Tancredo Neves, nos dias 16 e 19, em 3.178 casas. No bairro Tiradentes vão ser realizadas nos dias 20 e 21 e devem atingir mais 1.195 casas. Os próximos bairros serão Costa e Silva, Panair, Pedrinhas e Balsa.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)