Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Semed realiza encontro com odontólogos



A divisão de Saúde Escolar da secretaria municipal de Educação (Semed) realizou esta semana encontro com os odontólogos (auxiliares e técnicos de higiene dental) que fazem parte do quadro da prefeitura e que atendem nas Escolas da rede de ensino. A reunião aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, que funciona anexo ao teatro Banzeiros em Porto Velho e teve a finalidade de avaliar os trabalhos de saúde bucal nas Escolas do município.

Segundo Valdete da Silva Leite, chefe do departamento de Saúde Escolar da Semed, os alunos das Escolas municipais estão sendo contemplados com grandes investimentos da prefeitura, que vão desde a merenda de qualidade e professores capacitados, até o acesso ao lazer, esporte e cultura e ainda com programas que garantem mais saúde.

“Temos garantido um sorriso mais bonito às nossas crianças. A rede de ensino conta hoje com gabinetes odontológicos instalados em 9 Escolas e que também atendem unidades próximas. Eles são equipados para fazer tratamentos mais simples, como restauração de dentes e aplicação de flúor e levam orientações sobre a maneira correta de higienizar a boca e também sobre os problemas provocados pelas cáries e outras doenças, fazendo um trabalho de prevenção”, disse Valdete.

Estes gabinetes estão implantados na Escola Maria Isaura, Antônio Ribeiro, São Pedro, Padre Chiquinho, Joaquim Rondon, Estela Compasso, Zacarias Darwich, Engenheiro Francisco Erse, Flor do Piquiá.

“São atendimentos diários e gratuitos aos estudantes do município. Além disso, fazemos um trabalho de conscientização sobre a importância da higiene bucal, pois segundo um estudo do Ministério da Saúde, o Brasil está entre os países com mais problemas bucais, onde a cárie atinge 88% da população brasileira. Se tratarmos previamente, poderemos proporcionar mais saúde e diminuir esta estatística”, disse, acrescentando que em 2011 a prefeitura fará novos investimentos para ampliar o atendimento aos estudantes da rede municipal.

Fonte: Meiry Santos
 

Mais Sobre Saúde