Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Seduc apoia Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV


Gente de Opinião

Foto Joe Raedle Getty Images North America Arquivo AFP

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Daniel Neri foi utilizada pela Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho, na terça-feira (2) para imunizar dezenas de meninas com idade entre 11 e 13 anos.

Emerson Castro, secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), afirmou que o governador Confúcio Moura está apoiando a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV. “Nossa participação na campanha é de ceder as escolas para que possa ocorrer a vacinação com as meninas devidamente identificadas dentro da faixa etária”, esclareceu Castro.

A campanha tem prosseguimento até o próximo dia 10 em todos os Estados. Em Porto Velho, escolas da rede estadual e municipal estão sendo utilizadas e 12.801 meninas devem ser imunizadas contra o câncer do colo do útero.

Números da Semusa mostram que 4.739 meninas receberam a dose da vacina, cuja campanha começou no dia 10 de março e o objetivo é imunizar em torno de 80% do público-alvo.

Emerson Castro alertou para o perigo do Papiloma Vírus Humano (HPV) que pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto, por meio de relação sexual e no contato direto com pele ou mucosas infectadas.

O secretário orienta os pais para que acompanhem a criança para receber a dose da vacina, inclusive levando um documento de identificação e/ou cartão de vacinação.

A campanha de imunização vai ocorrer em três etapas, com a segunda dose sendo tomada seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos depois. “Peço que os pais levem suas filhas dentro da faixa etária para tomar a vacina”, incentiva o secretário.


Fonte
Texto: Antônio Queiroz - Assessoria Seduc
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ação integrada entre as três esferas de governo intensifica vigilância de vírus respiratórios em RO

Ação integrada entre as três esferas de governo intensifica vigilância de vírus respiratórios em RO

Rondônia recebe, de 16 a 20 de março, em Porto Velho, uma visita técnica voltada ao aprimoramento da vigilância dos vírus respiratórios, com a parti

Porto Velho inova na prevenção do câncer do colo do útero

Porto Velho inova na prevenção do câncer do colo do útero

A Prefeitura de Porto Velho, por meio do prefeito Léo Moraes, anunciou a oferta gratuita do teste de DNA do HPV em toda a rede municipal de saúde a

Com a expectativa de vida sete anos maior do que a dos homens, diagnósticos precoces podem evitar doenças silenciosas em mulheres

Com a expectativa de vida sete anos maior do que a dos homens, diagnósticos precoces podem evitar doenças silenciosas em mulheres

Diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas das doenças silenciosas que podem ser evitadas a partir de um diagnóstico precoce. A atenção ao

Projeto Olhos de Ouro realiza grande ação de saúde em Ouro Preto do Oeste com cerca de 400 atendimentos à população

Projeto Olhos de Ouro realiza grande ação de saúde em Ouro Preto do Oeste com cerca de 400 atendimentos à população

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, no dia 14 de março, uma importante ação de responsabilidade social com a realização do Pr

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de março de 2026 | Porto Velho (RO)