Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Secretaria de Saúde orienta população sobre vacinação contra sarampo


A procura pela vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e pólio tem causado inúmeras filas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho. Por conta dessa situação, as UBS com maior demanda adotaram o sistema de distribuição de senhas para melhor atender a população. A Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) pediu para que os pais tenham paciência para não provocar tumulto nas filas nos horários de maior de demanda.

O foco da campanha são crianças de 1 ano a menores de 5 anos, que estão fazendo o reforço da terceira dose. A campanha de multivacinação é específica para este público devido a baixa cobertura vacinal em todo o país nos últimos anos.

“Notamos que nas filas há, principalmente, pais de crianças de 5 a 12 anos. Essa faixa etária não faz parte da campanha. Se essas crianças estiverem com o cartão em dia (com as duas doses), não ha necessidade do reforço”,esclareceu a gerente.“Não é preciso causar tumulto, tem vacina para todos”, ressaltou Elizeth Gomes, gerente deImunização da Semusa.

A Semusa recebeu do Ministério da Saúde 30 mil doses de tríplice viral e 30 mil de pólio para serem utilizadas nesta campanha. Pelo menos 18 mil foram aplicadas em apenas uma semana.

A gerente explicou que crianças acima de cinco anos e adultos já fazem parte da rotina de imunização. Só tomam a vacina se nunca foram imunizados ou não tenham comprovante.

Por isso, segundo ela, é importante o cartão de vacina e/ou cartão do SUS. No atendimento aos adultos o técnico tem que verificar no sistema se a pessoa já foi imunizado, o que demanda mais tempo.

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)