Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

SBN e curso de Medicina promovem campanha no Dia Mundial do RIM



Sociedade Brasileira de Nefrologia e Curso de Medicina Promovem Campanha de Prevenção da Doença Renal Crônica


A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em parceria com o curso de Medicina da UNIR e a Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACLIM) SBN e curso de Medicina promovem campanha no Dia Mundial do RIM - Gente de Opiniãopromovem neste domingo (21/03/2010), na Avenida Jorge Teixeira, no espaço alternativo, o Dia Mundial do Rim e a Campanha Previna-se 2010.

A presente campanha faz parte de um esforço nacional empreendido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, em parceria com as Instituições Federais de Ensino Superior em conscientizar a população da importância dos exames diagnósticos e do acompanhamento médico em doenças renais, visto que o diagnóstico precoce dessas alterações cria perspectivas de interrupção ou lentificação da perda de função renal.

Segundo o coordenador da Campanha Previna-se 2010 em Porto Velho e professor colaborador do curso de medicina, o médico Nefrologista Prof. Dr. Gustavo Herdoiza, “os últimos levantamentos de dados mostram o rápido crescimento da DRC no Brasil e no Mundo, colocando esta afecção como um sério problema de saúde pública em todo mundo, sendo considerada uma epidemia de crescimento alarmante”.

Dados recentes da Sociedade Brasileira de Nefrologia estimam que cerca de 2 milhões de brasileiros são portadores de DRC e aproximadamente 70% não sabem disso.

“Temos hoje pouco mais de 70 mil pacientes em diálise e 25 mil transplantados renais com enxerto funcionante”, destaca o Prof. Gustavo Herdoiza. As três principais causa de DRC no mundo são Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial e Glomerulonefrites.

No ano de 2010, a campanha tem como tema principal "Diabetes, a principal causa de doença renal crônica em nível mundial".

Em Porto Velho, as atividades ocorrerão na Avenida Jorge Teixeira, no Espaço Alternativo, das 16h00min às 19h00min e incluirão atividades como orientações à população sobre a prevenção e os riscos da Doença Renal Crônica, aferição dos níveis de pressão arterial da população, realização de testes rápido de glicemia, com vistas a identificar fatores de risco para o desenvolvimento da doença renal crônica.

Fonte: Luiz Gasparelo

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

A vacina contra Mpox está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O imunizante não

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realizará, a partir, do dia 02 de março, a campanha de prevenção do câncer de colo do útero, “Março Lilás”, que tem como o

Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês em Porto Velho

Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês em Porto Velho

Ação estratégica da Prefeitura de Porto Velho em parceria com o Governo Federal, os atendimentos promovidos ao longo de todo o mês de fevereiro pela C

Gente de Opinião Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)