Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Saúde

Saúde municipal melhorou muito, constatam MP e Cremero



Mesmo antes do relatório final da visitas feita nesta terça-feira (15) às unidades de saúde do município, os representantes do Ministério Público (MP), Associação dos Médicos de Rondônia e Conselho Regional de Medicina constataram que são satisfatórias as melhorias realizadas e as ainda em execução na estrutura e atendimento das policlínicas municipais."Não vamos ser levianos em dizer o contrário porque a situação, no geral, melhorou e muito", disse a médica Inês Mota de Moraes, ao final da vistoria.

A equipe de inspeção era formada pelo procurador Gilberto dos Santos (MP), pelo médico Iran Galo (presidente do Conselho Regional de Medicina) e pelo médico José Otino (Associação dos Médicos de Rondônia), foi acompanhada pessoalmente pelo prefeito Roberto Sobrinho e pela secretária municipal de Saúde, Givanilde Guimarães. A fiscalização começou logo cedo, pela policlínica Ana Adelaide, no bairro Pedrinhas, que foi reformada e ampliada. Além do atendimento de cerca de 300 pacientes por dia, na emergência com clínico-geral e pediatra, a unidade ainda faz uma média de 150 exames laboratoriais.

O propósito da fiscalização era reavaliar algumas deficiências que teriam sido encontradas havia seis meses pela equipe do Cremero. O Ministério Público e o Cremero verificaram desde a quantidade de material básico até os bebedouros das unidades. Muitas das solicitações feitas à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) foram atendidas. "Há muitos anos que a área da saúde não tinha a devida atenção e nesta administração nós estamos regularizando e melhorando o que é possível e necessário para o bom atendimento da população", afirma Givanilde Guimarães.

A proposta de acompanhar a comissão que iria vistoriar as policlínicas foi do próprio prefeito, em uma reunião na semana passada. "O compromisso do Roberto em estar aqui hoje demonstra o empenho dele como administrador e nós sabemos dos transtornos das reformas, mas precisamos ficar atentos para que se priorize sempre o bom atendimento e as condições mínimas de trabalho para os profissionais", disse o médico Iran Galo.

A comitiva seguiu ainda pela policlínica Manoel Amorim de Matos, que atende uma média de 400 pacientes por dia. Uma das maiores obras de reforma e ampliação está sendo realizada na policlínica Hamilton Gondin, no bairro Tancredo Neves. Com um dos maiores fluxos de atendimento, a unidade deve atingir a média de 800 atendimentos diários depois da reforma. A policlínica atende também a vários bairros vizinhos. Na unidade também vai funcionar um atendimento especial de odontologia. A unidade de Saúde da Família do bairro Apuña, visitada pela comissão, foi inaugurada em março deste ano e atende uma média de 80 pacientes por dia, fora os atendimentos realizados a mais de 9.400 famílias cadastradas pelas 4 equipes do Saúde da Família.

Fonte: Decom

Mais Sobre Saúde

Governo de  Rondônia irá apresentar o plano de retomada gradual de cirurgias em 30 dias

Governo de Rondônia irá apresentar o plano de retomada gradual de cirurgias em 30 dias

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), após a publicação do Decreto nº 26.134, de 17 de junho de 2021, que determin

Operação “Esvazia João Paulo II” transferiu 38 pacientes para outros hospitais neste final de semana, em Porto Velho

Operação “Esvazia João Paulo II” transferiu 38 pacientes para outros hospitais neste final de semana, em Porto Velho

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da saúde (Sesau) montou uma força-tarefa neste sábado (19) para desafogar o Pronto Socorro J

Barco Saúde conclui cronograma de atendimento e vacinação aos ribeirinhos

Barco Saúde conclui cronograma de atendimento e vacinação aos ribeirinhos

Cerca de 7 mil moradores da região ribeirinha foram atendidos com mais de 15 tipos de serviços e procedimentos médicos pela Prefeitura de Porto Velho