Quarta-feira, 18 de janeiro de 2023 - 09h49

Para garantir a saúde e o bem-estar dos servidores da Saúde, ações diversas são programadas ao longo do ano pela Divisão de Acompanhamento das Condições de Trabalho nas Unidades de Saúde focadas na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, com o apoio das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) de cada unidade. Para o ano estão programadas 12 campanhas de enfrentamento das doenças ocupacionais.
Além do trabalho educativo que a divisão precisa manter para preservar a saúde e a integridade física e mental dos trabalhadores nas unidades, através do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, mais conhecido como PCMSO, previsto pela Norma Regulamentadora 7 (NR 7), ela também promove a realização de exames ao longo do contrato, de modo a avaliar possíveis impactos da atividade na saúde do funcionário através do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).
A Divisão faz o acompanhamento das condições de trabalho nas unidadesDe acordo com o enfermeiro Valdir Alves, da Divisão, frequentemente acontecem capacitações internas da CIPA para levar orientações que buscam prevenir acidentes no ambiente de trabalho, sejam eles acidentes biológicos, físicos ou químicos.
“Nosso trabalho é amplo, nós damos o suporte necessário em caso de acidentes, a exemplo dos acidentes com objetos perfurocortantes, onde entramos com testes rápidos e ofertamos a PEP que consiste no uso de certos medicamentos utilizados no coquetel para tratamento do HIV, com o intuito de impedir que o vírus atinja o sistema imunológico. Outra ação é a oferta de vacinas para o manter o calendário do servidor atualizado. Havendo um acidente, seja ele típico, atípico, trajeto ou biológico, é encaminhado a Secretaria Municipal de Administração, que cria uma Comunicação do Acidente de Trabalho (CAT) para gerar a segurança necessária a esse servidor”, detalhou o especialista no setor.
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Ação pelo Dia da Mulher soma mais de 700 atendimentos em Porto Velho
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo (8), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sem

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho
A vacina contra a influenza está disponível para toda a população de Porto Velho a partir desta segunda-feira, 2 de março, conforme as diretrizes do M

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho
Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição
A vacina contra Mpox está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O imunizante não
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)