Sexta-feira, 17 de outubro de 2008 - 22h13
Com o objetivo de diminuir o número de fumantes e de mortes em Rondônia e alertar sobre as doenças relacionadas ao cigarro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza a Oficina de Planejamento do Programa de Controle do Tabagismo. O evento acontece nos dias 20 e 21 de outubro, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho. A oficina está qualificando 55 servidores do interior e da Capital e abrange técnicos e profissionais de nível superior. Durante a oficina estarão sendo discutidas propostas para a formulação do Plano Estadual de Controle do Tabagismo.
"Os problemas causados pelo cigarro estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, estamos buscando maneiras de minimizar os problemas com o tabagismo através da qualificação de funcionários que serão multiplicadores de informações, mantendo um fluxo contínuo de ações em espaços comunitários como escolas, unidades de saúde e ambientes de trabalho" explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
A Oficina de Planejamento do Programa de Controle do Tabagismo contará com palestras, oficinas e orientações metodológicas. A capacitação debaterá temas como Tabagismo com Dependência, Câncer e seus fatores de risco e a implantação de um programa de Ambientes de Trabalho Livres de Tabaco. O evento terá a colaboração de duas técnicas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e terá a participação dos municípios Pólos Regionais.
Melhoria do setor público da saúde - "É uma determinação da administração Ivo cassol que a secretaria de saúde contribua de maneira efetiva para a qualificação dos profissionais da área, fator que a administração estadual considera fundamental para as atividades do setor. Também entendemos que a busca de parcerias é um complemento essencial para a melhoria do setor público da saúde", destacou o secretário da Sesau.
A qualificação contará ainda com profissionais de programas e setores como: Oncologia, Viva Mulher, Atenção Básica, Media e Alta Complexidade, Educação em Saúde, Cosems, Agevisa, Saúde Mental, Funasa, Seduc, Semusa e Proerd/PM. O Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca) também são parceiros da Sesau na realização do curso.
Fonte: Decom
O governador Marcos Rocha tem reafirmado o compromisso de sua gestão com a ampliação do acesso à saúde de qualidade para todos os rondonienses. Uma
Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou, no sábado (14), uma grande ação de triagem na Praça CEU, loca
Governador Marcos Rocha mobiliza força-tarefa para recuperação do Barco Hospital
Sensível às necessidades das populações mais isoladas do estado, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, determinou uma força-tarefa emergencial par
Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado neste sábado, 14 de junho, a Prefeitura de Porto Velho destaca a relevância do gesto voluntár