Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Saúde capacita servidores e traça plano estadual para o controle do tabagismo



Com o objetivo de diminuir o número de fumantes e de mortes em Rondônia e alertar sobre as doenças relacionadas ao cigarro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza a Oficina de Planejamento do Programa de Controle do Tabagismo. O evento acontece nos dias 20 e 21 de outubro, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho. A oficina está qualificando 55 servidores do interior e da Capital e abrange técnicos e profissionais de nível superior. Durante a oficina estarão sendo discutidas propostas para a formulação do Plano Estadual de Controle do Tabagismo.

"Os problemas causados pelo cigarro estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, estamos buscando maneiras de minimizar os problemas com o tabagismo através da qualificação de funcionários que serão multiplicadores de informações, mantendo um fluxo contínuo de ações em espaços comunitários como escolas, unidades de saúde e ambientes de trabalho" explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.

A Oficina de Planejamento do Programa de Controle do Tabagismo contará com palestras, oficinas e orientações metodológicas. A capacitação debaterá temas como Tabagismo com Dependência, Câncer e seus fatores de risco e a implantação de um programa de Ambientes de Trabalho Livres de Tabaco. O evento terá a colaboração de duas técnicas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e terá a participação dos municípios Pólos Regionais.

Melhoria do setor público da saúde - "É uma determinação da administração Ivo cassol que a secretaria de saúde contribua de maneira efetiva para a qualificação dos profissionais da área, fator que a administração estadual considera fundamental para as atividades do setor. Também entendemos que a busca de parcerias é um complemento essencial para a melhoria do setor público da saúde", destacou o secretário da Sesau.

A qualificação contará ainda com profissionais de programas e setores como: Oncologia, Viva Mulher, Atenção Básica, Media e Alta Complexidade, Educação em Saúde, Cosems, Agevisa, Saúde Mental, Funasa, Seduc, Semusa e Proerd/PM. O Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca) também são parceiros da Sesau na realização do curso.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Nesta sexta-feira (26) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença que mata 388 pessoas por dia em todo o país. E

TCE constata superlotação, insuficiência de leitos, médicos e insumos no Hospital Infantil Cosme e Damião

TCE constata superlotação, insuficiência de leitos, médicos e insumos no Hospital Infantil Cosme e Damião

Em fiscalização surpresa, realizada na noite/madrugada desta quarta-feira (24/4) para quinta-feira (25/4), o Tribunal de Contas do Estado de Rondôni

Governo de RO realiza reforma e ampliação da maternidade e centro obstétrico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Governo de RO realiza reforma e ampliação da maternidade e centro obstétrico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Com o intuito de fortalecer as ações do Governo de Rondônia, voltadas à saúde da população do Estado, as obras de reforma e ampliação da maternidade

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)