Sexta-feira, 17 de outubro de 2008 - 22h13
Com o objetivo de diminuir o número de fumantes e de mortes em Rondônia e alertar sobre as doenças relacionadas ao cigarro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza a Oficina de Planejamento do Programa de Controle do Tabagismo. O evento acontece nos dias 20 e 21 de outubro, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho. A oficina está qualificando 55 servidores do interior e da Capital e abrange técnicos e profissionais de nível superior. Durante a oficina estarão sendo discutidas propostas para a formulação do Plano Estadual de Controle do Tabagismo.
"Os problemas causados pelo cigarro estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, estamos buscando maneiras de minimizar os problemas com o tabagismo através da qualificação de funcionários que serão multiplicadores de informações, mantendo um fluxo contínuo de ações em espaços comunitários como escolas, unidades de saúde e ambientes de trabalho" explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
A Oficina de Planejamento do Programa de Controle do Tabagismo contará com palestras, oficinas e orientações metodológicas. A capacitação debaterá temas como Tabagismo com Dependência, Câncer e seus fatores de risco e a implantação de um programa de Ambientes de Trabalho Livres de Tabaco. O evento terá a colaboração de duas técnicas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e terá a participação dos municípios Pólos Regionais.
Melhoria do setor público da saúde - "É uma determinação da administração Ivo cassol que a secretaria de saúde contribua de maneira efetiva para a qualificação dos profissionais da área, fator que a administração estadual considera fundamental para as atividades do setor. Também entendemos que a busca de parcerias é um complemento essencial para a melhoria do setor público da saúde", destacou o secretário da Sesau.
A qualificação contará ainda com profissionais de programas e setores como: Oncologia, Viva Mulher, Atenção Básica, Media e Alta Complexidade, Educação em Saúde, Cosems, Agevisa, Saúde Mental, Funasa, Seduc, Semusa e Proerd/PM. O Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca) também são parceiros da Sesau na realização do curso.
Fonte: Decom
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Atendimento oncológico humanizado a importância do serviço - Clínica Plena Saúde e Hospital Central
Veja a entrevista:

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia
Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)