Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde Animal

Vacinação para cães e gatos será realizada nos condomínios do Bairro Novo

Ações contra a raiva animal são realizadas de forma itinerante durante todo o ano


Vacinação para cães e gatos será realizada nos condomínios do Bairro Novo - Gente de Opinião

Proprietários de cães e gatos que residem no Bairro Novo, em Porto Velho, terão uma excelente oportunidade para proteger seus bichinhos contra o vírus da raiva. A partir desta terça-feira (14) até o próximo dia 22, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vai realizar ações de vacinação antirrábica nos 12 condomínios da localidade.

Para receber o imunizante, os animais devem estar sadios e terem mais de três meses de vida.

De acordo com Edson Cruz, gerente da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), as equipes da Semusa vão atender dois condomínios por dia, sempre das 9h às 12h e das 14h às 17h.

“Nossos profissionais vão percorrer todos os condomínios do Bairro Novo, de modo que o morador poderá vacinar seu pet na área comum ou de lazer onde mora, sem a necessidade de procurar a vacinação em outros residenciais que compõem o complexo de moradias”.

Agendamento continua para quem tem mais de dez animais em casaAgendamento continua para quem tem mais de dez animais em casaEsse mesmo trabalho foi realizado em 2022 no Bairro Novo, com 770 animais vacinados contra a raiva. A expectativa da Semusa é imunizar 800 animais nesta ação.

“Realizamos constantes ações itinerantes em pontos estratégicos da cidade e também na zona rural. Sabemos que a maioria da população possui uma rotina corrida e nosso objetivo é facilitar para que esses tutores possam vacinar seus pets contra a raiva”, aponta Edson Cruz.

A vacina antirrábica é ofertada durante o ano todo, independente da campanha, na Divisão de Controle de Zoonoses, da av. Mamoré, número 1120, bairro Cascalheira, e no trailer posicionado no Parque Circuito. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Edson reforça ainda que o agendamento para vacinação em domicílio continua para quem tem mais de dez animais em casa. Para receber o serviço, a população deve entrar em contato com o número 98473-6712 via WhatsApp e informar a quantidade de animais e o endereço completo.

O QUE É RAIVA?

Raiva é uma doença que passa dos animais ao homem e vice-versa, causada por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho alerta donos de pets que violência e maus-tratos aos animais são crimes

Prefeitura de Porto Velho alerta donos de pets que violência e maus-tratos aos animais são crimes

Com o intuito de evitar que as pessoas pratiquem maus-tratos contra os animais de estimação, especialmente neste período do ano, quando muitos costuma

Prefeitura de Porto Velho oferece castração gratuita para animais domésticos

Prefeitura de Porto Velho oferece castração gratuita para animais domésticos

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), oferece a castração de animais dom

Vetoquinol: nove décadas de histórias e uma razão de ser, a saúde animal

Vetoquinol: nove décadas de histórias e uma razão de ser, a saúde animal

Há 90 anos, a Vetoquinol atua em prol da saúde dos animais em todo o mundo. A empresa, que nasceu na França, é uma das 10 maiores indústrias veterin

Alunos de Medicina Veterinária da FIMCA realizam vacinação de animais domésticos

Alunos de Medicina Veterinária da FIMCA realizam vacinação de animais domésticos

No próximo sábado, 29 de abril, os alunos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA, em parceria com o Depa

Gente de Opinião Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)