Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

São Lucas faz parceria com o Hospital Santa Marcelina


Parceria entre a Faculdade São Lucas e o Hospital Santa Marcelina tem sido fundamental para o estágio supervisionado de acadêmicos do Curso de Nutrição da Instituição. Implantada há menos de um ano, a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do hospital já é considerada modelo em todo o estado, principalmente pelo trabalho de pesquisa e elaboração de receitas balanceadas de alimentos que atendem pacientes do hospital e à própria comunidade, através do plano popular de atendimento.

Segundo a nutricionista Vanderneide Costa de Oliveira, responsável técnica da Unidade de Alimentação Nutricional do hospital e coordenadora do estágio da Faculdade São Lucas e do atendimento pelo plano popular, uma mini cozinha de nutrição é utilizada para testes com as receitas elaboradas pelos próprios acadêmicos do Curso de Nutrição da São Lucas, que também realizam palestras para funcionários do hospital.

Vanderneide Costa de Oliveira acrescentou que no hospital é produzido o kinako (farinha de soja) pelos próprios estagiários do Curso de Nutrição da Faculdade São Lucas. "Os estagiários têm liberdade para criar receitas, com a supervisão técnica, cuja iniciativa tem contribuído para enriquecer os cardápios servidos", disse a nutricionista, acrescentando que o hospital também conta com oficina de pães e patês e mini indústria de polpas. "Os estagiários produzem doces que são comercializados e ajudam nas despesas da unidade", complementou.

A Irmã Maura Maria Marta, gerente de Enfermagem do Hospital Santa Marcelina, destacou o trabalho diferenciado realizado pela nutricionista Vanderneide Costa de Oliveira, formada na Faculdade São Lucas. Segundo ela, Vanderneide introduziu um sistema inovador, decisivo para transformar a Unidade de Alimentação e Nutrição do hospital em modelo para todo o estado. "Estamos num processo de crescimento, principalmente para também continuar atendendo a população carente, e um dos destaques em todo esse processo é a qualidade da alimentação", acentuou Irmã Maura Marta.

A professora Juliana Closs, coordenadora do Curso de Nutrição da Faculdade São Lucas, considera a parceria com o Hospital Santa Marcelina muito importante para os acadêmicos, principalmente pela abertura dada pela direção da unidade de saúde que garante liberdade para a criatividade dos alunos, resultando em conhecimentos técnicos mais apurados. "Essa parceria é importante para a Faculdade São Lucas, que conta com espaço para o processo de estágios de seus alunos, e para o hospital, que sempre se preocupa com a qualidade dos alimentos oferecidos aos seus pacientes", completou Juliana Closs.

 

Mais Sobre Saúde

Especialistas alertam contra a dengue em Vilhena: campanha começa nesta quarta-feira, 25

Especialistas alertam contra a dengue em Vilhena: campanha começa nesta quarta-feira, 25

Enquanto o mundo enfrenta a pandemia do coronavírus (covid-19), o Brasil e Vilhena enfrentam outro desafio importante: a luta contra a dengue. O númer

Fecomércio Rondônia apoia plano de ação nacional da CNC/Sesc/Senac para combate ao coronavírus

Fecomércio Rondônia apoia plano de ação nacional da CNC/Sesc/Senac para combate ao coronavírus

A Confederação Nacional de Bens de Comércio, Serviços e Turismo (CNC) enviou ao presidente da República, Jair Bolsonaro, na última sexta-feira (20)

Campanha contra Influenza tem início imunizando idosos e profissionais da saúde em Porto Velho

Campanha contra Influenza tem início imunizando idosos e profissionais da saúde em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira (23), em todos os postos de saúde da capital e distrit

 Coronavírus: notificações em Rondônia - 10ª Edição

Coronavírus: notificações em Rondônia - 10ª Edição

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga os dados