Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Santo Antônio Energia em prol do combate à AIDS



Santo Antônio Energia em prol do combate à AIDS


Concessionária tem o objetivo de conscientizar a população por meio do Projeto ConsSexo

Porto Velho, 30 de novembro de 2009 - Amanhã, a partir das 8h, a Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e futura operação da UHE Santo Antônio, promoverá diversas ações de conscientização e prevenção às DST/AIDS (doenças sexualmente transmissíveis) no centro de Porto Velho (RO), no Dia Mundial de Combate à AIDS. A programação conta com gincanas, apresentações de grupos de teatro sobre o tema, torneio de futebol de salão, entregas de preservativos e realização de exames gratuitos para detecção do HIV. “É importante mobilizar toda população, estimular o uso de preservativos e garantir o sexo seguro. Todo esse trabalho de educação sexual está sendo realizado pela empresa por meio do Projeto ConsSexo desde junho deste ano”, explica Martha Rojas, analista socioambiental da Santo Antônio Energia.

A programação está recheada de atrações. No Teatro Banzeiros, às 8h, o público vai participar da entrega de prêmios para os três primeiros colocados do Concurso de Redação, lançado em setembro para estimular a escrita e a compreensão dos temas avaliados – violência no trânsito, violência urbana e prevenção DST/AIDS. O primeiro lugar será presenteado com um computador, o segundo ganhará uma bicicleta e o terceiro um troféu comemorativo. Na sequência, acontecerá a disputa do soletrando e depois um Festival de Teatro, com apresentações de peças voltadas para a educação sexual.

Já quem gosta de atividades esportivas poderá participar do Torneio de Futebol de Salão no Ginásio Vinicius Danin. Além disso, serão entregues kits com preservativos, gel lubrificante, adesivos em apoio ao combate à AIDS e folhetos com explicações sobre o uso de preservativos, nos faróis da cidade. Os principais pontos de entrega desses materiais serão as escolas os cruzamentos próximos às escolas Joaquim Vicente Rondon, Padre Chiquinho e Escola Francisco Erse.

Na parte da tarde, às 15h, acontecerá a abertura oficial do evento na Praça das Três Caixas D`Água. Estarão à disposição da comunidade cinco estandes – ConsSexo, Policlínica Oswaldo Cruz, Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e DETRAN/RO. No espaço do ConsSexo os visitantes terão contato com as atividades de conscientização da comunidade realizadas pela Santo Antônio Energia e pelo Projeto nos seis últimos meses, como as conversas sobre saúde e sexo, que tratou da importância da prevenção de DST/AIDS e do combate à violência urbana e contra a mulher. No estande da Policlínica Oswaldo Cruz, profissionais da saúde distribuirão preservativos e orientarão o público e distribuirão folhetos informativos. Também será possível realizar o teste rápido de HIV, que será previamente agendado e com acompanhamento psicológico, na própria Policlínica durante esta semana.

No estande da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) – Departamento de Atenção Básica – os agentes comunitários do Programa de Saúde da Família (PSF) vão ministrar palestras, oferecer orientações sobre DST/AIDS e sobre o uso de preservativos, além de entregá-los aos visitantes. As profissionais do sexo (público-alvo específico) serão encaminhadas para coleta de exames preventivos de CA de colo de útero com acompanhamento de profissionais ligados à área. O atendimento será oferecido na Unidade Básica de Saúde Maurício Bustani.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) participará do evento com o estande “Integrando os Saberes’’, que é um projeto cujo propósito é desenvolver atividades de educação, integrando o aluno à escola com recreação e prática de esportes.

No espaço do DETRAN serão dadas orientações sobre a educação no trânsito, principalmente relacionada aos jovens e adolescentes, com distribuição de material didático e palestras com profissionais da área.

A ONG “Vivendo com HIV’’ será beneficiada com arrecadação de alimentos (arrecadação nos últimos 30 dias do projeto - em forma de gincana entre os alunos das escolas).

A partir das 16h o destaque fica por conta das atrações musicais no palco montado na Praça das Três Caixas D`Água. A primeira delas será realizada pelo grupo de Hip Hop com os participantes do Projeto ConsSexo. Logo depois, alunos das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio – São Luiz e Daniel Neri – disputarão o Concurso de Dança. Por volta das 17h, participantes do Projeto ConsSexo farão a performance do espetáculo “Os cinco pecados mortais”, voltado para a prevenção de DST/AIDS. E por fim, às 19h, está previsto o encerramento com a exibição de um vídeo sobre o projeto e os resultados alcançados até agora.

O evento contará com o apoio das seguintes instituições parceiras: Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria Municipal de Trânsito (SEMTRAN), Departamento de Trânsito de Rondônia (DETRAN/RO), Centro de Testagem e Aconselhamento/Policlínica Osvaldo Cruz (CTA/POC), que faz parte da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), Prefeitura Municipal de Porto Velho, Fundação Iaripuna e IPHAN.

“O propósito do Projeto ConsSexo, realizado entre junho e novembro pela Santo Antônio Energia, foi mobilizar jovens e adolescentes por meio da criação de um espaço de diálogo familiar na temática da sexualidade e da prevenção às DST/AIDS, atuando no cenário da família para a transformação do comportamento e da melhoria da qualidade de vida”, complementa Martha Rojas. Dessa forma, foi possível elaborar dispositivos, estratégias e metodologias de combate à violência, drogas, prostituição, alcoolismo e DST/AIDS. 

Fonte: José Carlos Sá

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr