Sexta-feira, 30 de janeiro de 2009 - 13h03
Servidores passam por atualização profissional e recebem equipamentos
Uma reivindicação antiga dos profissionais que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi atendida pela prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde(Semusa).
Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, pilotos e demais profissionais que trabalham do atendimento móvel, receberam 600 fardas especiais para o atendimento das ocorrências.
A entrega do fardamento foi durante uma oficina de trabalho que abordou entre outros assuntos, os aspectos de segurança, uniformes e procedimentos da equipe, estrutura de base e de apoio em terra, realizada nos últimos dias 29 e 30, na biblioteca Francisco Meireles.
A oficina foi organizada pelo Departamento de Média e Alta Complexibilidade Demac, com a participação de cerca de 120 profissionais vindos dos postos de saúde localizados nos distritos e das policlínicas e do SAMU, na capital.
Inovações que capacitam
A abordagem dos temas ficou por conta da enfermeira Leda Lima Sobrau, do SAMU de Manaus, que trouxe algumas novidades de grande valia na prestação do serviço de urgência e emergência na capital do Amazonas. Nós adotamos uma política de capacitação que tem feito muito a diferença nas nossas atividades e uma delas, é a capacitação dos profissionais, que vai desde o pessoal dos serviços gerais até os enfermeiros e médicos informou a enfermeira.
Durante a oficina, os participantes realizaram simulações da prática dos procedimentos no atendimento fluvial. Segundo a diretora do Demac, enfermeira Flávia Alves, a oficina de capacitação e a entrega do fardamento vai dar uma nova dinâmica no SAMU. O atendimento de urgência e emergência é uma das áreas mais visadas, principalmente pela crítica, então uma das nossas preocupações é manter nossos profissionais sempre capacitados e com equipamento mínimo necessário para um bom desempenho disse a diretora.
Fonte: Ascom
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Foi com esse senso de urgência, aliado à escuta, ao planejamento e à ação, que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) ajudou a transfor

Hospital Cemetron recebe o nome do Dr. Hamilton Raulino Gondim
Por ocasião da inauguração da Unidade Administrativa e da Unidade de Terapia Intensiva do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), o hosp

Prefeitura de Porto Velho fortalece vigilância genômica para enfrentamento de doenças emergentes
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rondônia) selaram, nesta sexta-feira (23), uma cooperação técnico-científi

Grupo Aparício Carvalho inaugura Centro de Clínicas Médicas em Porto Velho
O Grupo Aparício Carvalho de Moraes inaugurou, na manhã desta terça-feira (21), às 10h, o Centro de Clínicas Médicas, um empreendimento voltado ao a
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)