Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

SAMU: Mais de 50 ocorrências por dia


 

Saúde: aumentam acidentes de trânsito, partos e deslocamentos de pacientes.


Com uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos, o Samu, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da secretaria municipal de Saúde (Semusa) tem se desdobrado para atender tantas ocorrências na capital, com uma frota de apenas três ambulâncias básicas e uma avançada.

Há poucos meses, a média de atendimento era de 40 ocorrências por dia, hoje chega a 55. No mês passado, o Samu bateu o recorde, chegando a atender 215 ocorrências no mês.

As ocorrências vão desde acidentes de trânsito, atropelamentos de ciclistas, remoção de gestantes ou simples locomoção de pacientes, que precisam fazer exames ou serem internados em outras unidades de saúde.

Uma população que cresce a cada dia, também necessita que o atendimento em todas as áreas seja aumentado a medida do possível, argumenta o diretor do Samu, Paulo Levi. "Nós registramos um aumento considerável de acidentes de trânsito nas últimas semanas, como também aumentou a quantidade de mulheres em trabalho de parto e nós estamos atendendo a todos, com a mesma dedicação na medida do possível" diz o diretor.

No começo da semana, o Samu foi chamado para remover uma mulher em trabalho de parto, levou 17 minutos para chegar ao local, uma média considerada muito boa, se forem levadas em consideração as dificuldades de acesso do trânsito na capital. "O que é importante avaliar neste caso é se esta parturiente tinha pré natal e se foi possível fazer uma previsão deste parto, porque em alguns casos, a mãe nem sabe dizer qual é a data provável do parto e acaba provocando mais uma emergência que poderia ser evitada" argumenta o diretor.


Samu no Carnaval

A equipe de médicos e técnicos do Samu participa nesta semana de uma reunião juntamente com a Policia Militar e outros órgãos responsáveis pela segurança no carnaval. Os profissionais vão estabelecer um plano de trabalho para facilitar o atendimento nas noites de carnaval, para que nenhuma emergência deixe de ser atendida, no período em que aumentam consideravelmente as ocorrências.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr