Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

RUBÉOLA: Meta é imunizar 550 mil pessoas vacinação



Com a meta de imunizar mais de 550 mil homens e mulheres entre 20 e 39 anos de idade, o governo de Rondônia está preparando a primeira campanha de Vacinação Contra a Rubéola. A vacinação acontece de 09 de agosto a 12 de setembro de 2008 e terá estratégias específicas voltadas à imunização de homens. Em Rondônia serão 1100 postos de vacinação. O objetivo é alcançar cobertura vacinal maior ou igual a 95% da população alvo em todos os 52 municípios.

"Será a maior campanha de imunização já realizada em Rondônia. Nossa meta é vacinar aproximadamente 274 mil mulheres e 275 mil homens entre 20 e 39 anos de idade. A vacinação o representa 95% do total de pessoas que vivem nos 52 municípios. É uma meta difícil mais importante de ser alcançada, pois a vacina é a melhor forma de prevenção. Esperamos que os rondonienses compareçam em massa aos postos de saúde a partir de 09 de agosto para se proteger contra a doença", destacou Milton Moreira.

Paralelo à campanha contra a rubéola, o Estado também lança a segunda etapa da imunização, para menores de cinco anos, contra paralisia infantil. O trabalho é uma parceria entre o Estado, municípios e o Ministério da Saúde (MS), que desenvolve a campanha, nacionalmente, com o tema "Vacinação Virou Programa Família". A estratégia foi adotada para que os pais, ao vacinarem os filhos, também se vacinem contra a rubéola.

O grande desafio será imunizar a população masculina - "Geralmente são os pais que levam os filhos ao posto de saúde para tomar vacina, mas, neste ano, a situação será inversa O grande desafio desta campanha será imunizar a população masculina, que não costuma procurar os postos de saúde. Em Rondônia nossa meta é vacinar mais de 39 mil crianças contra a poliomielite. No dia de vacinação serão utilizados 243 veículos e 2638 pessoas trabalharão como vacinadores", afirma Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.

A rubéola é uma doença infecciosa causada por vírus e transmitida por secreções expelida pelo doente ao tossir, falar ou respirar. Os principais sintomas são febre, manchas no corpo, dores articulares, conjuntivite, coriza e tosse. Normalmente a rubéola é uma doença benigna, mas quando ocorre durante a gestação pode comprometer o desenvolvimento do feto e causar abortamento espontâneo.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Há pouco mais de um ano, a saúde pública municipal de Porto Velho foi classificada pelo Ministério da Saúde como estando em situação crítica após um

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza d

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Pacientes atendidos na rede estadual de saúde de Rondônia podem ter a segurança e a continuidade da assistência comprometidas em razão da insuficiên

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

O Projeto Embaúba realizou mais uma edição de sucesso no último sábado, reunindo acadêmicos, professores e a comunidade em uma grande ação de extens

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)