Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

RUBÉOLA: Meta é imunizar 550 mil pessoas vacinação



Com a meta de imunizar mais de 550 mil homens e mulheres entre 20 e 39 anos de idade, o governo de Rondônia está preparando a primeira campanha de Vacinação Contra a Rubéola. A vacinação acontece de 09 de agosto a 12 de setembro de 2008 e terá estratégias específicas voltadas à imunização de homens. Em Rondônia serão 1100 postos de vacinação. O objetivo é alcançar cobertura vacinal maior ou igual a 95% da população alvo em todos os 52 municípios.

"Será a maior campanha de imunização já realizada em Rondônia. Nossa meta é vacinar aproximadamente 274 mil mulheres e 275 mil homens entre 20 e 39 anos de idade. A vacinação o representa 95% do total de pessoas que vivem nos 52 municípios. É uma meta difícil mais importante de ser alcançada, pois a vacina é a melhor forma de prevenção. Esperamos que os rondonienses compareçam em massa aos postos de saúde a partir de 09 de agosto para se proteger contra a doença", destacou Milton Moreira.

Paralelo à campanha contra a rubéola, o Estado também lança a segunda etapa da imunização, para menores de cinco anos, contra paralisia infantil. O trabalho é uma parceria entre o Estado, municípios e o Ministério da Saúde (MS), que desenvolve a campanha, nacionalmente, com o tema "Vacinação Virou Programa Família". A estratégia foi adotada para que os pais, ao vacinarem os filhos, também se vacinem contra a rubéola.

O grande desafio será imunizar a população masculina - "Geralmente são os pais que levam os filhos ao posto de saúde para tomar vacina, mas, neste ano, a situação será inversa O grande desafio desta campanha será imunizar a população masculina, que não costuma procurar os postos de saúde. Em Rondônia nossa meta é vacinar mais de 39 mil crianças contra a poliomielite. No dia de vacinação serão utilizados 243 veículos e 2638 pessoas trabalharão como vacinadores", afirma Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.

A rubéola é uma doença infecciosa causada por vírus e transmitida por secreções expelida pelo doente ao tossir, falar ou respirar. Os principais sintomas são febre, manchas no corpo, dores articulares, conjuntivite, coriza e tosse. Normalmente a rubéola é uma doença benigna, mas quando ocorre durante a gestação pode comprometer o desenvolvimento do feto e causar abortamento espontâneo.

Fonte: Decom

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr