Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Rondônia realiza II Mostra Humaniza Sus



Nos dias 08 e 09 de dezembro, o Centro de Medicina Tropical de Rondônia – Cemetron, realiza a II Mostra Humaniza Sus, no auditório da Unidade de Saúde. A exposição é uma forma de valorizar o talento dos servidores.

HUMANIZA SUS

Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado "SUS que dá certo". Ela reconhece que estados, municípios e serviços de saúde estão implantando práticas de humanização nas ações de atenção e gestão com bons resultados, o que contribui para a legitimção do SUS como política pública.

O HumanizaSUS tem o objetivo de efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos.Queremos um SUS humanizado, comprometido com a defesa da vida e fortalecido em seu processo de pactuação democrática e coletiva.

MOSTRA

A iniciativa é uma proposta implantada em 2009 pela assistente social Maria Inês Alves Barroso e um grupo de servidores que participam do Humaniza Sus. “Buscamos com esse trabalho elevar a auto-estima dos participantes e aproveitar para confraternizar”. Na ação deste ano participam doze servidores. Para o Diretor Gunter Faust, iniciativas como esta favorecem a melhoria do relacionamento entre os servidores. “É fundamental para interação entre todas as áreas do Hospital”.

Marise Hardt, técnica em enfermagem, aproveita a oportunidade para utilizar de maneira criativa objetos que geralmente são descartados no meio ambiente. Um dos exemplos são as mandalas feitas com a utilização de tampinhas de injeção. O material é coletado por ela e pelos colegas, esterilizado e transformado em peças de utilização doméstica. “Esta mostra é um incentivo para nós que gostamos de inventar”, ressalta a servidora.

A variedade de trabalhos que a servidora Dalva Lúcia expõe, mostra a importância que a oportunidade propõe. "Essa iniciativa foi muito importante para despertar nas pessoas que trabalham aqui a vontade de mostrar seu talento”, destaca a servidora.

Na exposição é possível encontrar ainda peças em tricô, crochê, móbiles, bonecas, bordados, tapetes, além de outras formas de artesanato. A mostra fica aberta à comunidade até esta sexta-feira (09) até às 12:00 horas.


Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS.  Na oportu

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Transplante de pele é realizado em paciente com queimaduras graves no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)