Quarta-feira, 8 de dezembro de 2010 - 16h02
Nos dias 08 e 09 de dezembro, o Centro de Medicina Tropical de Rondônia – Cemetron, realiza a II Mostra Humaniza Sus, no auditório da Unidade de Saúde. A exposição é uma forma de valorizar o talento dos servidores.
HUMANIZA SUS
Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado "SUS que dá certo". Ela reconhece que estados, municípios e serviços de saúde estão implantando práticas de humanização nas ações de atenção e gestão com bons resultados, o que contribui para a legitimção do SUS como política pública.
O HumanizaSUS tem o objetivo de efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos.Queremos um SUS humanizado, comprometido com a defesa da vida e fortalecido em seu processo de pactuação democrática e coletiva.
MOSTRA
A iniciativa é uma proposta implantada em 2009 pela assistente social Maria Inês Alves Barroso e um grupo de servidores que participam do Humaniza Sus. “Buscamos com esse trabalho elevar a auto-estima dos participantes e aproveitar para confraternizar”. Na ação deste ano participam doze servidores. Para o Diretor Gunter Faust, iniciativas como esta favorecem a melhoria do relacionamento entre os servidores. “É fundamental para interação entre todas as áreas do Hospital”.
Marise Hardt, técnica em enfermagem, aproveita a oportunidade para utilizar de maneira criativa objetos que geralmente são descartados no meio ambiente. Um dos exemplos são as mandalas feitas com a utilização de tampinhas de injeção. O material é coletado por ela e pelos colegas, esterilizado e transformado em peças de utilização doméstica. “Esta mostra é um incentivo para nós que gostamos de inventar”, ressalta a servidora.
A variedade de trabalhos que a servidora Dalva Lúcia expõe, mostra a importância que a oportunidade propõe. "Essa iniciativa foi muito importante para despertar nas pessoas que trabalham aqui a vontade de mostrar seu talento”, destaca a servidora.
Na exposição é possível encontrar ainda peças em tricô, crochê, móbiles, bonecas, bordados, tapetes, além de outras formas de artesanato. A mostra fica aberta à comunidade até esta sexta-feira (09) até às 12:00 horas.
Fonte: Decom
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares
A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia
O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)