Quarta-feira, 8 de dezembro de 2010 - 16h02
Nos dias 08 e 09 de dezembro, o Centro de Medicina Tropical de Rondônia – Cemetron, realiza a II Mostra Humaniza Sus, no auditório da Unidade de Saúde. A exposição é uma forma de valorizar o talento dos servidores.
HUMANIZA SUS
Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado "SUS que dá certo". Ela reconhece que estados, municípios e serviços de saúde estão implantando práticas de humanização nas ações de atenção e gestão com bons resultados, o que contribui para a legitimção do SUS como política pública.
O HumanizaSUS tem o objetivo de efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos.Queremos um SUS humanizado, comprometido com a defesa da vida e fortalecido em seu processo de pactuação democrática e coletiva.
MOSTRA
A iniciativa é uma proposta implantada em 2009 pela assistente social Maria Inês Alves Barroso e um grupo de servidores que participam do Humaniza Sus. “Buscamos com esse trabalho elevar a auto-estima dos participantes e aproveitar para confraternizar”. Na ação deste ano participam doze servidores. Para o Diretor Gunter Faust, iniciativas como esta favorecem a melhoria do relacionamento entre os servidores. “É fundamental para interação entre todas as áreas do Hospital”.
Marise Hardt, técnica em enfermagem, aproveita a oportunidade para utilizar de maneira criativa objetos que geralmente são descartados no meio ambiente. Um dos exemplos são as mandalas feitas com a utilização de tampinhas de injeção. O material é coletado por ela e pelos colegas, esterilizado e transformado em peças de utilização doméstica. “Esta mostra é um incentivo para nós que gostamos de inventar”, ressalta a servidora.
A variedade de trabalhos que a servidora Dalva Lúcia expõe, mostra a importância que a oportunidade propõe. "Essa iniciativa foi muito importante para despertar nas pessoas que trabalham aqui a vontade de mostrar seu talento”, destaca a servidora.
Na exposição é possível encontrar ainda peças em tricô, crochê, móbiles, bonecas, bordados, tapetes, além de outras formas de artesanato. A mostra fica aberta à comunidade até esta sexta-feira (09) até às 12:00 horas.
Fonte: Decom
Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação
Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que
Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena
Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia
Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável
A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à