Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Rondônia participa de discussão sobre polítical de sangue


Representantes das hemorredes públicas estaduais se reúnem nesta quinta-feira (8) em Brasília com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir pautas da temática de sangue e homoderivados. Rondônia é representada na reunião pelo presidente da FHEMERON, Ted Wilson.

Segundo Ted Wilson, a programação do encontro inclui abertura de fórum de discussão para definição de coordenação única para bancos de célula-tronco e células de cordão. “Outra questão atual e relevante a ser tratada é a articulação entre os Ministérios da Saúde e da Educação para formação acadêmica em hemoterapia”, informou.

CAMPANHA

Para o presidente da FHEMERON, a reunião também deverá ser ocasião para se apresentar resultados da campanha de incentivo à doação de sangue no país, que foi lançada neste ano com a meta de atingir 4 milhões de voluntários até 2012. “Com a ampliação da faixa etária, através da Portaria 1.353, a campanha de 2011 teve forte impulsão”, acrescentou Ted Wilson.

A Portaria 1.353, de 13 d junho de 2011, estabelece o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com novos critérios para a doação de sangue no Brasil. A nova legislação estabelece diretrizes voltadas ao aumento da segurança para quem doa e recebe sangue no país, e inova ao ampliar a faixa etária para candidatos à doação. Com a mudança, as campanhas de incentivo à doação passaram a atingir jovens entre 16 e 17 anos e idosos com até 68 anos .

Em Rondônia, a FHEMERON, em parceria com o Governo do Estado, realizou campanha em escolas públicas estaduais incentivando os adolescentes a doarem sangue para salvar vidas. A campanha atraiu novos doadores de 16 e 17 anos, e, inclusive, foi tema de uma das escolas no desfile cívico do ‘7 Setembro’, ocorrido neste ano.

Fonte: Eliane Guatel
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)