Terça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Rondônia participa de discussão sobre polítical de sangue


Representantes das hemorredes públicas estaduais se reúnem nesta quinta-feira (8) em Brasília com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir pautas da temática de sangue e homoderivados. Rondônia é representada na reunião pelo presidente da FHEMERON, Ted Wilson.

Segundo Ted Wilson, a programação do encontro inclui abertura de fórum de discussão para definição de coordenação única para bancos de célula-tronco e células de cordão. “Outra questão atual e relevante a ser tratada é a articulação entre os Ministérios da Saúde e da Educação para formação acadêmica em hemoterapia”, informou.

CAMPANHA

Para o presidente da FHEMERON, a reunião também deverá ser ocasião para se apresentar resultados da campanha de incentivo à doação de sangue no país, que foi lançada neste ano com a meta de atingir 4 milhões de voluntários até 2012. “Com a ampliação da faixa etária, através da Portaria 1.353, a campanha de 2011 teve forte impulsão”, acrescentou Ted Wilson.

A Portaria 1.353, de 13 d junho de 2011, estabelece o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com novos critérios para a doação de sangue no Brasil. A nova legislação estabelece diretrizes voltadas ao aumento da segurança para quem doa e recebe sangue no país, e inova ao ampliar a faixa etária para candidatos à doação. Com a mudança, as campanhas de incentivo à doação passaram a atingir jovens entre 16 e 17 anos e idosos com até 68 anos .

Em Rondônia, a FHEMERON, em parceria com o Governo do Estado, realizou campanha em escolas públicas estaduais incentivando os adolescentes a doarem sangue para salvar vidas. A campanha atraiu novos doadores de 16 e 17 anos, e, inclusive, foi tema de uma das escolas no desfile cívico do ‘7 Setembro’, ocorrido neste ano.

Fonte: Eliane Guatel
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre o contrato com Hospital 9 de Julho

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre o contrato com Hospital 9 de Julho

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o contrato firmado com a unidade hospitalar 9 de Julho, em 2023, foi realizado por

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Entre 2019 e 2024, o governo de Rondônia aumentou os repasses financeiros aos 52 municípios do estado. Em 2019, o total transferido foi de R$ 7.367.

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Os 52 municípios de Rondônia receberam em 2024 mais de R$ 142.7 milhões do governo de Rondônia para aplicar na saúde. Um aumento de 1.837,34%, em co

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Com objetivo de melhorar a qualidade, agilidade e eficiência do trabalho nos atendimentos dos serviços de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, por meio

Gente de Opinião Terça-feira, 20 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)