Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Rondônia - Mutirão de cirurgias eletivas em crianças pretende zerar fila de espera


Rondônia - Mutirão de cirurgias eletivas em crianças pretende zerar fila de espera - Gente de Opinião

O governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), está realizando um mutirão de cirurgias eletivas que vai atender 600 crianças de todo o estado, e até de estados vizinhos, como Amazonas e Acre. Serão realizadas cirurgias de fimose, hérnia, hipospádia e hidrocele, todas no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em Porto Velho.

Segundo o diretor do Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), Sergio Pereira, essas cirurgias estão sendo realizadas no período noturno. “A Sesau contratou mais um cirurgião para dar celeridade e zerarmos essa fila. Por isso, optamos pela realização no período da noite com início às 20h. É bom ressaltar que durante o dia também acontece essa ação. É uma forma de acelerar e dar uma resposta a essas mães que esperam por um procedimento cirúrgico em seus filhos há muito tempo”.

De acordo, ainda, com a direção do HICD, 100 crianças já foram avaliadas e já saíram com datas marcadas para a realização da cirurgia. “Estamos fazendo em torno de 3 a 4 cirurgias somente no período noturno, lembrando que esses procedimentos que não são de urgência, a criança não permanece por mais de 24h na unidade, fazendo com que esse leito gire de forma rápida”, destacou Sergio Pereira.

“Entendemos que precisávamos ampliar essa oferta e que havia uma demanda reprimida muito grande recebida pelo atual governo. E essa demanda precisava de algumas decisões sérias e rápidas para poder dar conta, não somente nessa área, mas em várias outras, como, ortopedia, catarata e ressonância magnética, é o que estamos fazendo com esses mutirões de cirurgias, tentando zerar essas filas”, disse o secretário de Saúde, Fernando Máximo.

Gente de OpiniãoSábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho fortalece vigilância genômica para enfrentamento de doenças emergentes

Prefeitura de Porto Velho fortalece vigilância genômica para enfrentamento de doenças emergentes

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rondônia) selaram, nesta sexta-feira (23), uma cooperação técnico-científi

Grupo Aparício Carvalho inaugura Centro de Clínicas Médicas em Porto Velho

Grupo Aparício Carvalho inaugura Centro de Clínicas Médicas em Porto Velho

O Grupo Aparício Carvalho de Moraes inaugurou, na manhã desta terça-feira (21), às 10h, o Centro de Clínicas Médicas, um empreendimento voltado ao a

Campanha “Influ Sangue Bom” mobiliza influenciadores digitais e reforça importância da doação de sangue

Campanha “Influ Sangue Bom” mobiliza influenciadores digitais e reforça importância da doação de sangue

Com o objetivo de incentivar a doação voluntária de sangue e fortalecer os estoques da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), o

Prefeitura de Porto Velho entrega salas para pequenos procedimentos cirúrgicos no CEM Rafael Vaz e Silva

Prefeitura de Porto Velho entrega salas para pequenos procedimentos cirúrgicos no CEM Rafael Vaz e Silva

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), entregou duas salas de procedimentos no Centro de Especialidades Médi

Gente de Opinião Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)