Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Rondônia implanta exame que pode evitar cirurgia coração



Iniciando as atividades esta semana no Estado, o exame de Tomografia Cardíaca do Núcleo Daia de Medicina Diagnóstica é o primeiro equipamento desses instalado no Estado e está preparado para atender clientes de toda a Região Norte. Facilidade que pode evitar uma viagem a outros centros do país a fim de fazer diagnósticos, e assim contribuir com o tratamento e recuperação de pessoas com sintomas de doenças cardíacas. “Para essas pessoas, evitar a viagem pode significar uma grande diferença na qualidade de vida, pois o deslocamento representa mais demora e sofrimento para elas”, explica o Médico Radiologista Jezreel Corrêa da Costa.

A Tomografia Cardíaca é indicada para determinar a quantidade de cálcio presente nas artérias do coração; identificar pontos de estreitamento nelas; caracterizar os componentes de placas causadoras de acúmulos nas artérias; mapear as estruturas do coração; avaliar situações pós-cirúrgicas e anomalias da estrutura e funcionamento do coração; e, principalmente, fazer um diagnóstico mais precoce e menos invasivo da doença cardíaca.

Para o médico cardiologista Dr. João Roberto Gemelli, a tomografia cardíaca “oferece um suporte maior para cirurgias cardíacas e maior precisão na investigação de obstruções vasculares, podendo até evitar intervenções cirúrgicas investigativas, o que representa grande contribuição para a qualidade de vida de pessoas com possíveis problemas no coração”.

Devido as artérias serem responsáveis pela circulação do sangue no órgão, o perfeito funcionamento delas é de fundamental importância para a qualidade de vida das pessoas. E por isso, é cada vez mais necessária a parceria de consultas regulares ao médico com exames de diagnóstico de alta precisão, principalmente em pessoas de risco cardíaco como aquelas que:

- tenham histórico familiar ou diagnóstico de doenças cardíacas,

- tenham histórico familiar ou diagnóstico de pressão alta

- tenham colesterol alto

- tenham diabetes

- usem de cigarros,

- usem de bebidas alcoólicas com freqüência,

- ingiram comidas gordurosas ou excessivamente industrializadas,

- tenha vida sedentária, entre outros.

Além dos exames específicos de cardiologia, a prevenção da saúde também passa por cuidados com todo o corpo, e no Núcleo Daia, em Porto Velho, o cliente encontra em um só lugar diversas especialidades. Também iniciados este mês, estão os atendimentos de fonoaudiologia, assim como os demais núcleos já em atendimento, como cardiologia, gastroenterologia, ginecologia, medicina fetal, neurologia, patologia clínica, análises clínicas, pneumologia e radiologia. Iniciando as atividades em março, os núcleos de anatomia patológica e urologia, e previsto para os próximos meses o núcleo de medicina nuclear (cintilografias); o que representa um grande menu de exames para facilitar e agilizar o completo chek-up da saúde.

O agendamento de exames pode ser feito na central de atendimento no telefone, (69) 2182-0100 e pelo site www.daiadiagnostica.com.br, através da rede particular, ou ainda com os convênios médicos: Ameron, Sintero, Sindsaúde, Cassi, Ceron, Eletronorte, Embrapa, Conab, SESC, UESP e Renner e para medicina ocupacional Termonorte, Hermasa e Distribuidora Coimbra. E, previsto para este mês, os convênios Bradesco Saúde, Sulamérica, ASTIR, Capesaúde, Fusex, Casf, Caixa Econômica. Para a entrega, além do setor de retirada de laudos, o cliente ainda pode optar pelo recebimento através do sistema Drive Thru que garante facilidade e agilidade no processo, ou a solicitação de entrega em domicílio, como também no próprio consultório do médico.

 Fonte: Comunica
 

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr