Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Roberto Sobrinho visitou novas unidades que atuam no programa de Saúde da Família



O serviço de atenção básica na saúde pública do município está sendo reforçado com a construção de mais duas unidades, uma já em funcionamento na Vila de Santo Antônio e outra a ser inaugurada nos próximos trinta dias, no bairro Mariana. 

Na manhã desta quinta-feira (04) o prefeito Roberto Sobrinho e o secretário municipal de Saúde, Wilhames Pimentel, apresentaram à imprensa as duas novas unidades de saúde que passam a somar com as outras 12 unidades existentes no município. 

No Mariana, a unidade vai atender mais de dez mil moradores do bairro e parte do São Francisco. A unidade funcionará com quatro equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), sendo que cada equipe, composta de médico, odontólogo, enfermeiros, técnicos e auxiliares, atende a 800 famílias, ou algo em torno de 3.200 pessoas, num total superior a 12 mil pessoas. 

A unidade oferecerá serviço de atendimento ambulatorial (consultas médicas), odontológico, laboratório, vacinação e ainda pequenos curativos. 


Malária


Do bairro Mariana o prefeito e o secretário Pimentel seguiram para a Unidade de Saúde da Família de Santo Antonio, construída por meio de compensação ambiental do consórcio responsável pela construção da usina hidrelétrica. 

A unidade de saúde oferece os mesmos serviços que as demais na atenção à saúde básica, mas com um componente em destaque: o combate à malária. Antes da con

Roberto Sobrinho visitou novas unidades que atuam no programa de Saúde da Família  - Gente de Opinião
Roberto Sobrinho, durante visita a Unidade de Saúde do bairro Mariana/Divulgação
strução do posto médico, a malária grassava entre os moradores. Em praticamente todas as casas havia um ou mais membro da família, inclusive mulheres e crianças, infectado pela doença. A partir das ações de combate executadas pelas equipes de borrifação, o quadro teve uma mudança radical. Segundo a direção da Unidade, há três semanas não é registrado nenhum caso de malária entre os moradores da vila. 

“Estamos atuando forte na prevenção para evitar que se repita o que aconteceu na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, quando os surtos de malária vitimaram centenas de trabalhadores. Nosso objetivo é evitar focos de malária entre os trabalhadores do canteiro de obras da usina e entre os moradores dos bairros do entorno”, disse o prefeito. 


Fortalecimento


De acordo com Roberto Sobrinho, sua administração está descentralizando o serviço de saúde visando levar atendimento mais próximo aos moradores e, ao mesmo tempo, desafogar o serviço de pronto-atendimento do Estado. 

“Por meio do programa de descentralização e expansão, já levamos unidades de saúde para os bairros São Sebastião, Aponiã, Socialista, Santo Antonio e, nos próximos dias, mais esta unidade do bairro Mariana. Além disso, temos a Maternidade Municipal, reformamos e estamos reequipando 12 unidades de saúde da rede municipal e vamos construir, em parceria com o Ministério da Saúde, três Unidades de Pronto Atendimento, sendo uma na Zona Leste, no cruzamento das avenidas Mamoré com Rio de Janeiro, na Zona Sul, em frente ao quartel do COE, e no distrito de Jacy-Paraná. Para reforçar também nossa equipe, contratamos mais 50 médicos e 52 enfermeiros”, anunciou o prefeito. 

Fonte: Ascom

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr