Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

RO recebe diretoria do Conselho Federal de Odontologia


 
Com o objetivo de discutir pontos comuns da odontologia em nível nacional, como campanhas do câncer bucal e outras, discussão de ética e fiscalização, em conjunto com os Conselhos Regionais, além de conhecer a realidade da saúde bucal oferecida pelos governos municipal e estadual, o presidente do Conselho Federal, CD Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, veio a Rondônia, nesta sexta-feira, 18, acomRO recebe diretoria do Conselho Federal de Odontologia  - Gente de Opiniãopanhado do Secretário-Geral José Mario Mateus e doTesoureiro CD Leonardo Marconi Cavalcante de Oliveira.

Antes da reunião na sede do CRO-RO, o deputado Federal Mauro Nazif (PSB-RO) (c) a convite do cirurgião-dentista Luiz Fernando Rosa, (e) presidente do Conselho em Rondônia, esteve presente e destacou seu trabalho no Congresso Nacional em defesa das propostas da saúde brasileira, em especial da política nacional de saúde bucal. O deputado deixou clara sua disposição “em lutar sempre na defesa dos interesses da saúde, das propostas que beneficiem o trabalhador e em especial da odontologia nacional. Eu tenho obrigação de lutar pelo segmento”. Ele recebeu pauta de reivincações da Odontologia Brasileira entregue ao Ministério da Saúde, das mãos do presidente do CFO, CD Ailton Morilhas, (d)

Rondônia

A pauta da reunião dos plenários do Regional e Federal constou de discussões sobre aspectos éticos, fiscalização e temas voltados a uma integração maior entre os Conselhos. “Para nós é gratificante termos a presença do presidente Ailton e faremos de tudo para que as propostas apresentadas sejam acolhidas. Tudo isso para um ajuste legal das diretrizes deste CRO-RO”, observou o CD Luiz Fernando. O presidente do CFO apresentou as propostas encaminhadas ao ministro da saúde Alexandre Padilha, como a ampliação das equipes de Saúde Bucal na Estratégia da Saúde da Família, atribuir papel ao Conselho Nacional de Saúde, em conjunto com o MEC, na análise da abertura de novas faculdades de Odontologia no pais, com caráter deliberativo, a valorização dos profissionais da saúde bucal com a participação ampla da odontologia na ANS entre outros diversos pontos a serem adotados com compromissos para a categoria.

Da direita para esquerda

Da reunião participaram os cirurgiões-dentistas Ailton Morilhas, (pres. CFO), Luiz Fernando (pres. CRO-RO), Tesoureiro (CFO) CD Leonardo Marconi Cavalcante de Oliveira, Secretário-Geral (CFO) José Mario Mateus, Edvaldo Montello, Secretário (CRO-RO), Antonio Carlos Politano, presidente da Comissão de Ética ( CRO-RO), Selene Higashi, presidente da Comissão de Tomada de Contas (CRO-RO), Hailton Cavalcanti, Tesoureiro (CRO-RO). Participaram ainda os CDs José Marcelo e Glauco Moyses, membros de comissões e o advogado Josimar Muniz.

Fonte: Lenilson Guedes


 

Mais Sobre Saúde