Quarta-feira, 15 de abril de 2009 - 16h36
Para apresentar a estrutura organizacional da Semusa, suas funções e prioridades, a secretaria municipal de Saúde realizou uma Oficina de Acolhimento, no auditório da Funasa, para receber os 52 novos enfermeiros contratados. Os profissionais são todos concursados e vão ser lotados nos vários setores da Semusa, como as Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde e Maternidade.
Durante dois dias, os enfermeiros conheceram desde o organograma e a rede física da Semusa, bem como as estratégias do Programa Saúde da Família, Imunizações e programas especiais, como o Saúde da Mulher, da Criança e do adolescente, do Idoso, Hiperdia e Vigilância Nutricional.
Outros serviços apresentados aos novos enfermeiros foram os de alta e média complexibilidade, como urgência e emergência realizados nos Pronto Atendimentos, as atividades do Centro de Atendimento Psicológico e Social (Caps), do Centro de Fisioterapia e da Divisão de Apoio Diagnóstico.
A estrutura atual
Na oficina os enfermeiros conheceram também com detalhes o funcionamento de cada setor ou departamento, informações que foram dadas pelos próprios coordenadores de cada departamento. O núcleo de Educação em Saúde (Niemsus) abordou várias atividades executadas pela coordenação, como as ações educativas na área de saúde na prevenção e controle das endemias, o processo de educação continuada, como treinamentos, seminários, encontros, cursos para os trabalhadores da área da saúde, bem como aos agentes multiplicadores do município de Porto Velho."A atividade educativa esclarece e informa as pessoas sobre como prevenir e evitar as doenças e o resultado disso contribui para a melhoria da qualidade de vida da população" alerta a coordenadora do Niemsus, Naderge Moura.
O secretário Williames Pimentel, participou da oficina e deu as boas vindas aos enfermeiros. Segundo ele, a contratação de mais profissionais é uma estratégia de gestão para melhorar a qualidade do serviço de saúde municipal. O secretário enfatizou ainda que os novos enfermeiros e médicos que também tomam posse na próxima semana devem entender que vão trabalhar para um município com cerca de 450 mil habitantes da capital e por isso a atividade requer muito empenho e profissionalismo, mas acima de tudo, amor e dedicação para lidar com seres humanos. "É importante que todos estes profissionais entrem para o sistema de saúde conhecendo a nossa estrutura, isso vai facilitar o entrosamento não só no serviço público, mas também na realidade da carreira profissional que eles escolheram e principalmente atingindo o nosso grande objetivo com estas contratações que é melhorar muito a qualidade do serviço de saúde oferecido pelo município", alertou o secretário.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano
Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto

Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas
Em uma iniciativa voltada à conscientização masculina sobre a prevenção do câncer de próstata, a Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias realizo

O governo de Rondônia promove, nesta terça-feira (25), uma manhã especial em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, com uma programação que
Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)