Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

R$ 30 milhões para vacinação contra febre amarela no RJ


Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil
Gente de Opinião

Rio de Janeiro - Postos de saúde amanhecem com filas para a vacinação
contra a febre amarela (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Portaria do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial da União autoriza o repasse de R$ 30 milhões do Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Estadual de Saúde do Rio de Janeiro para a campanha de vacinação contra a febre amarela no estado.

Quinta-feira (18), a pasta anunciou que vai antecipar para 25 de janeiro a imunização contra a doença no Rio de Janeiro e também em São Paulo. “A antecipação foi adotada porque o ministério já repassou, a ambos os estados, os insumos que serão utilizados nas campanhas”, informou.

No Rio de Janeiro, 7,7 milhões de pessoas devem receber a dose fracionada da vacina e 2,4 milhões a padrão, em 15 municípios. Já Em São Paulo, 54 municípios participam da campanha, com previsão de vacinar 8,3 milhões de pessoas, sendo 6,3 milhões com a dose fracionada e 2 milhões com a padrão.

Até o momento, a campanha de vacinação na Bahia permanece na data prevista - de 19 de fevereiro a 9 de março. No estado, 2,5 milhões de pessoas devem ser imunizadas com a dose fracionada e 813 mil com a dose padrão, em oito municípios.

O objetivo da campanha, segundo o ministério, é evitar a expansão do vírus para áreas próximas de onde há circulação atualmente. A previsão é que 21,7 milhões de pessoas desses municípios sejam  vacinadas durante a campanha, sendo 16,5 milhões com a dose fracionada e outras 5,2 milhões com a dose padrão.

“A adoção do fracionamento das vacinas é uma medida preventiva e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quando há aumento de epizootias e casos de febre amarela silvestre de forma intensa, com risco de expansão da doença em cidades com elevado índice populacional”, informou a pasta.

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)