Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Saúde

Quase 800 pessoas são vacinadas durante drive-thru em Ji Paraná


Quase 800 pessoas são vacinadas durante drive-thru em Ji Paraná - Gente de Opinião

No último sábado (24), a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou o segundo drive-thru da vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). A ação foi realizada no pátio do antigo Posto Vitória 1, com a aplicação da primeira dose em 798 idosos com mais de 64 anos.

A aposentada Zeni dos Santos Silva, de 64 anos, foi a primeira pessoa vacinada no drive-thru deste sábado. A idosa, que já saiu do local com a data marcada para a segunda dose, falou sobre a emoção em receber o imunizante contra a Covid-19.

“É uma emoção muito grande, pois agora eu sei que estou me livrando desta doença. Com essa pandemia, a gente só pensa coisa ruim, mas agora essa vacinação nos dá mais esperança. Agora, é esperar a segunda dose e continuar se cuidando, porque não acabou não”, descreveu Zeni.

A Divisão de Imunização da Semusa destinou cerca de 1,5 mil doses para a ação e, apesar da fila nas primeiras horas do drive-thru, a procura começou a diminuir no início da tarde, chegando a zerar a fila de espera.

“Muitas pessoas dormiram na fila, querendo receber a vacina o mais rápido possível. Mas, no início da tarde, não tinha mais nenhuma fila para a vacinação. Então, nós queremos reforçar que não existe a necessidade de dormir na fila ou de se aglomerar na porta dos locais de vacinação”, explicou Alinny Rezende Santos Ferreira, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

O prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), acompanhou pessoalmente a vacinação no drive-thru e destacou a intenção de imunizar o máximo de pessoas no menor intervalo de tempo possível.

“Todas as semanas, estamos recebendo mais doses e o nosso propósito é imunizar o maior número de pessoas possível, com o mínimo tempo possível. É isso que todos esperam, quando falamos em vacina todos querem se imunizar, para ficar livre desse mal terrível que, infelizmente, está ceifando a vida de muito cidadão”, disse Isaú Fonseca.

Na programação desta semana, a Semusa planejou a realização de novos drive-thrus. O primeiro acontece na quarta-feira (28), das 8h às 15h, com a aplicação da segunda dose em idosos com mais de 65 anos, conforme a data prevista no cartão de vacinação. No sábado, dia 1º de maio, das 16 às 22h, começa a vacinação de idosos com idade a partir de 62 anos. As duas ações serão realizadas no pátio do antigo Posto Vitória 1, no bairro 2 de Abril.

“Na vacinação de segunda dose, é muito importante que os idosos fiquem atentos à data que está prevista no cartão de vacinação, para receber a vacina no dia correto. No sábado, nós vamos iniciar a vacinação a partir dos 62 anos, seguindo a determinação do prefeito Isaú Fonseca, de aumentar a cobertura vacinal em Ji-Paraná”, garantiu Ivo da Silva, titular da Semusa

Mais Sobre Saúde

Governo de  Rondônia irá apresentar o plano de retomada gradual de cirurgias em 30 dias

Governo de Rondônia irá apresentar o plano de retomada gradual de cirurgias em 30 dias

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), após a publicação do Decreto nº 26.134, de 17 de junho de 2021, que determin

Operação “Esvazia João Paulo II” transferiu 38 pacientes para outros hospitais neste final de semana, em Porto Velho

Operação “Esvazia João Paulo II” transferiu 38 pacientes para outros hospitais neste final de semana, em Porto Velho

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da saúde (Sesau) montou uma força-tarefa neste sábado (19) para desafogar o Pronto Socorro J

Barco Saúde conclui cronograma de atendimento e vacinação aos ribeirinhos

Barco Saúde conclui cronograma de atendimento e vacinação aos ribeirinhos

Cerca de 7 mil moradores da região ribeirinha foram atendidos com mais de 15 tipos de serviços e procedimentos médicos pela Prefeitura de Porto Velho