Porto Velho (RO) domingo, 25 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Projeto que ajuda a reduzir danos psicoemocionais em pacientes com Covid-19 recebe apoio da Sicoob Credip

Desenvolvida no Hospital Regional de São Francisco do Guaporé (RO), a iniciativa utiliza programação de entretenimento para reduzir os sintomas da ansiedade em pacientes internados com Covid-19. A medida contribui para uma melhor resposta imunológica do doente.


Projeto que ajuda a reduzir danos psicoemocionais em pacientes com Covid-19 recebe apoio da Sicoob Credip - Gente de Opinião

O Hospital Regional de São Francisco do Guaporé, em Rondônia, é referência em saúde para o tratamento hospitalar da Covid-19, em casos que demandem internação, atendendo principalmente pacientes dos municípios de São Francisco do Guaporé, Seringueiras e Costa Marques. Ao longo dos atendimentos realizados durante a pandemia, os profissionais de saúde observaram que boa parte dos pacientes internados com a doença, apresentavam um quadro ansioso, por conta do isolamento. Pensando nisso, a unidade implantou o projeto “Atendimento humanizado voltado à mitigação dos danos psicoemocionais” que oferece uma programação de entretenimento a esses pacientes, diminuindo os sintomas da ansiedade e contribuindo para uma melhor resposta imunológica. Parceira do projeto, a Sicoob Credip doou quatro televisores Smart para ampliar o atendimento. 


A psicóloga da unidade e idealizadora do projeto, Lavínia Cristina Rodrigues de Souza, explica que os pacientes que desenvolvem o quadro de estresse e ansiedade, ficam mais agitados e demandam muito mais da equipe médica. Além disso, os sintomas ansiosos não favorecem a resposta imunológica e nem a recuperação da saúde do paciente. 


“Os televisores estão instalados na enfermaria do hospital, colocamos filmes, áudios e vídeos previamente escolhidos conforme o gosto e a necessidade de cada paciente. Usamos essa programação de entretenimento como estratégia de enfrentamento ao estresse, minimização dos sinais de ansiedade e manejo das emoções. Observamos que houve uma redução significativa dos sintomas ansiosos com essa técnica de distração e reflexão. Isso porque os pacientes se distraíam e deixavam de pensar apenas no problema de saúde”, disse Lavínia. 


Para que o projeto pudesse sair do papel, o hospital contou com o apoio da comunidade, dos servidos da unidade e da educação e de empresas privadas para a arrecadação de recursos.  


“A Cooperativa foi nossa maior parceira ao contribuir com quatro aparelhos, o que nos surpreendeu e nos alegrou muito. Agradecemos a Sicoob Credip pelo seu compromisso social e comunitário. Esse recurso não será usado apenas durante a pandemia, mas também no pós pandemia com outros pacientes que venham a ser admitidos nas nossas enfermarias”, acrescentou a psicóloga. 

Desde o início da pandemia, os órgãos de saúde têm contado com o apoio da Sicoob Credip. A Cooperativa fez inúmeras doações de materiais como álcool em gel, máscaras, tecidos, equipamentos de proteção individual (EPI), medicamentos e aparelhos celulares para possibilitar o contato virtual entre familiares e pacientes internados em unidades hospitalares. 


“Nesse momento de pandemia, a Cooperativa tem intensificado o apoio a ações e projetos que beneficiam as comunidades onde ela está inserida. Isso reforça o compromisso social que a Sicoob Credip tem enquanto cooperativa. E essa iniciativa do Hospital de São Francisco do Guaporé é importante, pois vai ajudar na recuperação de pacientes de diversas localidades e não apenas aqui do município”, disse o gerente da agência de São Francisco do Guaporé, Renato Krause.


Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, com mais de 60 mil cooperados e 38 pontos de atendimentos distribuídos em Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. 

Mais Sobre Saúde

Lute como uma garota

Lute como uma garota

Acontecerá no Colégio Tiradentes da Polícia Militar - CTPM I a live "LUTE COMO UMA GAROTA".Será através da plataforma Google Meet - O evento será hoje

Exames laboratoriais da rede municipal  disponibilizados em 13 unidades de saúde em Porto Velho

Exames laboratoriais da rede municipal disponibilizados em 13 unidades de saúde em Porto Velho

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reorganizou sua rede de laboratórios para disponibilizar amplo acesso da população ao serviço de exames. São

Zé Gotinha faz carreata em Rolim de Moura para chamar atenção dos pais para vacinação contra paralisia infantil

Zé Gotinha faz carreata em Rolim de Moura para chamar atenção dos pais para vacinação contra paralisia infantil

Na manhã desta quarta-feira, (21/10), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) de Rolim de Moura (RO), juntamente com o Rotary Clube reali