Sexta-feira, 2 de julho de 2021 - 19h40

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), retoma o projeto “Enxergar”, que tem o objetivo de zerar a fila de cirurgias de catarata no Estado. As ações serão retomadas na próxima terça-feira (6) com a realização de consultas, no município de Jaru e atenderá pacientes locais e também de Machadinho do Oeste, Alvorada do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Presidente Médici, São Miguel do Guaporé, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso. As cirurgias de cataratas estão marcadas para serem reiniciadas no dia 10 de julho.
Ao todo, está prevista a realização de 1.350 consultas oftalmológicas; 2 mil cirurgias de catarata; 330 cirurgias de pterígios (carne crescida) e mais de 18 mil exames oftalmológicos complementares, que serão sem custo à população.
Quem necessita de consulta oftalmológica deve procurar o posto de saúde mais próximo, solicitar avaliação com o médico e aguardar o setor de regulação entrar em contado para buscar a guia autorizada e encaminhá-lo para Jaru.
O secretário de Saúde, Fernando Máximo, enfatiza que o projeto teve início no segundo semestre de 2019 e já realizou cinco mil cirurgias em todo o Estado, mas devido a pandemia da covid-19 houve a necessidade de interromper as cirurgias oftalmológicas. “O intuito desta ação é fazer com que todas as pessoas de Rondônia, que perderam a visão devido a algum problema, possam voltar a enxergar”, finaliza.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, vem se mobilizando e se dedicando à saúde da população rondoniense, fomentando ações que beneficiem todo o Estado.
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Ação pelo Dia da Mulher soma mais de 700 atendimentos em Porto Velho
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo (8), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sem

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho
A vacina contra a influenza está disponível para toda a população de Porto Velho a partir desta segunda-feira, 2 de março, conforme as diretrizes do M

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho
Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição
A vacina contra Mpox está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O imunizante não
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)