Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Programa de Residência Médica é reformulado na Assembléia


Com o objetivo de se promover as adequações necessárias à legislação federal, a Assembléia Legislativa de Rondônia aprovou projeto de lei encaminhado pelo Governo Estadual, alterando a lei complementar 329 de dezembro de 2005 e que trata do Programa de Residência Médica no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde. O relator da matéria foi o deputado Jair Mioto.

A proposta do Governo visou introduzir uma melhor estruturação e implementação do programa, às normas federais. Na mensagem dirigida ao Poder Legislativo, o governador Ivo Cassol ressalta se tratar de uma experiência nova e que tem como base a qualificação de profissionais médicos no intuito de melhorar e ampliar a oferta de serviços de saúde no Estado.


Após apreciação nas comissões, o plenário aprovou ajustes na estrutura do Programa de Residência Médica, definindo as condições de bolsista residente, carga horária, condições de admissibilidade e apoio ao profissional médico preceptor.


O plenário também aprovou o projeto de lei, alterando parte da lei 1659 de agosto de 2006, e que trata de adequar às demandas decorrentes das despesas dos conselhos representativos dos secretários estaduais, que em contrapartida exigem a anuidade dos representantes estaduais. O relator da matéria foi o deputado Jesualdo Pires.

Fonte: Paulo Ayres - Decom 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia realiza 3.682 cirurgias e investe R$ 34 milhões nos últimos 12 meses

Governo de Rondônia realiza 3.682 cirurgias e investe R$ 34 milhões nos últimos 12 meses

Entre agosto de 2024 e junho de 2025, a gestão do governador de Rondônia, Marcos Rocha realizou um grande avanço no setor da saúde de Rondônia. Fora

Lacen de Rondônia dá um passo importante na saúde pública ao firmar parceria com a cearense DNE Diagnósticos Nordeste

Lacen de Rondônia dá um passo importante na saúde pública ao firmar parceria com a cearense DNE Diagnósticos Nordeste

A tecnologia disponibilizada pela cearense DNE Diagnósticos Nordeste para o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen-RO), por meio do

Biolab Farmacêutica participa do Check-up Vascular no Rio Grande do Norte

Biolab Farmacêutica participa do Check-up Vascular no Rio Grande do Norte

Comprometida com iniciativas que promovem saúde e qualidade de vida, a Biolab Farmacêutica foi apoiadora do Check-up Vascular 2025, ação organizada

Vacinação Sem Fronteira chega à aldeia Lage Novo, em Guajará-Mirim e reforça assistência em saúde

Vacinação Sem Fronteira chega à aldeia Lage Novo, em Guajará-Mirim e reforça assistência em saúde

A equipe de imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) esteve na segunda-feira (8), na aldeia Lage Novo, em Guaj

Gente de Opinião Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)