Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura intensifica vacinação contra o sarampo até sábado para atingir meta de imunização


A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo ganhou mais um dia em Porto Velho para que todas as crianças de zero a sete anos incompletos possam ser vacinadas. De acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, a campanha encerra nesta sexta-feira, dia 16, completando quatro semanas de imunização em todo o País. No entanto, o secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Willames Pimentel, entendeu pela necessidade de se ampliar os trabalhos até sábado, numa intensificação da campanha.

De acordo com dados da secretaria municipal de Saúde (Semusa), Porto Velho possui cerca de 41 mil crianças na faixa etária incluída na vacinação contra o sarampo. Até terça-feira, já haviam sido imunizadas cerca de 35 mil, ou 81% da meta estabelecida. No sábado, todas as 20 unidades de saúde que funcionam na área urbana de Porto Velho estarão abertas das 8h às 17h disponibilizando a vacina, que é injetável e subcutânea, ao contrário da vacina contra a poliomielite, que é líquida e oral.

Responsabilidade

Na campanha contra a pólio, mais uma vez a prefeitura de Porto Velho conseguiu neste ano atingir a meta de vacinação, atingindo 97% da população de zero a cinco anos até momento. Contra o sarampo, ainda faltam cerca de 5 mil crianças para serem imunizadas. “Por isso é precisamos que os pais tenham a consciência de levar os filhos até o posto mais próximo”, explicou a coordenadora do setor de imunização da Semusa, Luzanira Moraes.

Além das 20 unidades de saúde, outros postos também estarão disponibilizando a vacina em 13 localidades rurais da capital, em todos os distritos. A campanha contra o sarampo iniciou no dia 13 de agosto em todo o País.

Fonte: Róbinson Gambôa
 

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

A vacina contra a influenza está disponível para toda a população de Porto Velho a partir desta segunda-feira, 2 de março, conforme as diretrizes do M

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

A vacina contra Mpox está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O imunizante não

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realizará, a partir, do dia 02 de março, a campanha de prevenção do câncer de colo do útero, “Março Lilás”, que tem como o

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)