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Saúde

Prefeitura implanta atendimento via telemedicina no distrtito de União Bandeirantes

Serviço é realizado pela Prefeitura de Porto Velho em parceria com o Hospital Albert Einstein


Prefeitura implanta atendimento via telemedicina no distrtito de  União Bandeirantes - Gente de Opinião

O atendimento através da telemedicina no distrito de União Bandeirantes, distante cerca de 160 quilômetros de Porto Velho, iniciou na última sexta-feira, 30 de dezembro de 2022. O serviço é realizado pela Prefeitura de Porto Velho em parceria com o Hospital Albert Einstein, e sete especialidades são oferecidas: cardiologia, endocrinologia, neurologia adulto, neuropediatria, pneumologia, psiquiatria e reumatologia.

A paciente Lusitânia Gomz conta que essa foi a sua segunda consulta com um endocrinologista desde que recebeu o diagnóstico de diabetes há 27 anos. Ela é integrante de uma família de 12 irmãos, onde todos têm diabetes e sete deles faleceram com a doença, e precisava passar novamente por um endocrinologista, mas adiou o atendimento devido aos altos custos da consulta médica na rede particular.

“Eu me consultei com um endocrinologista em 2018. Durante o trabalho, senti um mal estar muito grande e tive que ser internada. Chegando no hospital particular me recomendaram passar por um endócrino. Paguei 400 reais e fui atendida ali mesmo, no corredor. No atendimento recebi muitas dicas que me ajudaram muito, mas depois disso não tive mais acesso, por ser uma consulta cara”.

Com a facilidade do serviço ofertado, a paciente agora passa a ter o atendimento no mesmo lugar em que vive. “É a minha segunda consulta com o endócrino em 27 anos. No início eu pensei em não me consultar, mas foi a melhor coisa que me aconteceu, porque eu precisava muito saber as coisas que aprendi durante o atendimento. Eu não sabia, por exemplo, que podia combater uma hipoglicemia com um copo de água com açúcar ou um copo de refrigerante, agora eu aprendi a ter um cuidado melhor com a diabetes e controlar também as anotações, para acompanhar a doença”, conta Lusitânia.

Helison Ribeiro, diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (Drac) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), avalia que agora a população pode ter acesso a especialidades médicas sem precisar enfrentar longas distâncias.

“Ao implantar os atendimentos nos distritos de Extrema e União Bandeirantes, contribuímos para evitar que a população se desloque até a capital e precise enfrentar filas durante as consultas, além de reduzir também o custo com despesas como hospedagem e alimentação”, acrescentou o diretor.

Pacientes que desejam ser encaminhados para a consulta com especialistas que atendem via telemedicina devem comparecer a qualquer unidade básica de saúde do município. O atendimento é feito por videoconferência e é acompanhado por um médico da Semusa, responsável por sanar eventuais dúvidas, realizar encaminhamentos, prescrever receitas ou solicitar exames.

Profissional considera que as pessoas não precisam mais enfrentar longas filasProfissional considera que as pessoas não precisam mais enfrentar longas filasA médica Kátia Boza acompanhou o atendimento de Lusitânia e destacou que o projeto de telemedicina traz vantagens tanto para os pacientes quanto para a equipe médica.

“A telemedicina é de suma importância para os pacientes e também para nós profissionais de saúde. Para os pacientes, já que terão acesso muito mais rápido em relação a uma consulta que demora mais no agendamento pelo posto de saúde, e para nós médicos, porque aumenta o nosso conhecimento, já que vamos interagir diretamente com os especialistas”, disse Kátia.

Celma Calixto, médica da família e comunidade da Semusa, finaliza dizendo que o atendimento eleva o nível de assistência prestada pela Prefeitura de Porto Velho.

“O paciente ganha na integralidade, ganha na longitudinalidade, e ganha também em resolutividade, já que o problema dele é resolvido por mais de um profissional. Com isso, a gente só vai fortalecendo o nosso trabalho dentro da atenção primária à saúde, garantindo mais assistência e qualidade de vida para a população”.

Mais de 1.170 atendimentos como estes já foram realizados em Porto Velho desde março de 2022.

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