Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura faz Seminário de Parto Humanizado no Modelo Japonês



O 1º Seminário Regional sobre Gerenciamento de Enfermagem, Controle de Infecção e Parto Humanizado, no Modelo Japonês , foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da maternidade Mãe Esperança, com a parceria da Agencia de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O seminário durou dois dias, com carga horária de 20 horas de duração e teve a participação de 100 profissionais entre a secretaria municipal de Saúde, órgão estaduais e representantes das prefeituras do interior do estado, como Cacoal, Ji-paraná, Vilhena, Ariquemes, Guajará Mirim e Nova Mamoré.

Os organizadores do evento, como o médico Rogeres Barroso e as enfermeiras Solange M. Vieira e Sandra Schulz, também foram palestrantes. Eles tiveram oportunidade de socializar com os participantes, tudo o que aprenderam no Japão, quando participaram de cursos sobre Gerenciamento de Enfermagem,  Controle de Infecção e Humanização nas Casas, tudo baseado nos modelos Japoneses.

Um dos principais objetivos do seminário foi divulgar os conhecimentos adquiridos no Japão, adaptando para nossa realidade. Os profissionais da saúde também participaram da implantação  de uma regional da Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras (ABENFO-RO)  e dos Comitês de Mortalidade Materna e Infantil no estado.

Durante a programação também foram divulgadas as práticas determinadas pelo Ministério da Saúde em relação ao Pré-natal, Parto e  o Aconselhamento Reprodutivo.

O seminário teve participações importantes como a  médica Daphne Rattner, representante do Ministério da Saúde e que falou sobre o pré natal e parto baseado em evidências e sobre o Comitê de Mortalidade materna. Da enfermeira Leila Rangel, representante da ABENFO, que falou sobre o pré-natal e o parto no modelo Japonês

Ao final de seminário, os participantes apresentaram a proposta para a realização de um Seminário Municipal sobre o mesmo tema com as equipes do Programa Saúde da Família.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Saúde