Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura e MP contra a dengue na capital


 

Com o slogan “Porto Velho: Todos Contra a Dengue”, a Prefeitura da capital participa da campanha contra a doença que tem assustado a população de todo o País. A abertura oficial da campanha será às 8 horas desta sexta-feira (18), no auditório do Ministério Público, com o envolvimento de todos os órgãos de saúde do município. O maior objetivo é conscientizar a população sobre a dengue. Para isso, as equipes pretendem visitar mais de 80 mil imóveis por todos os bairros da capital.

A Prefeitura vai empregar na campanha a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). “Nós estamos fazendo todo o possível para atingir o objetivo da campanha do Ministério Público, que foi muito feliz ao escolher o tema ‘Não morra por causa de um mosquito que você ajudou a criar’. Isso vai pegar a população pela consciência e com certeza vai fazer diferença nesta campanha”, disse a secretária municipal de Saúde, Givanilde Alves. A Semusa participará de todas as etapas da campanha onde estarão envolvidos cerca de 400 servidores municipais.

Nos bairros, a campanha começa logo cedo, no sábado (19), buscando identificar possíveis focos e criadouros do mosquito aedes aegypti. Os moradores serão orientados a colocarem na frente das casas todo o tipo de material que possa se transformar em criadouro do mosquito. Na segunda-feira (21), cerca de 40 caminhões-caçambas da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), com 120 homens, vão  recolher todo esse lixo extra.
  
A parceria da população

Para o trabalho de conscientização, a Semusa distribuirá folderes, faixas e panfletos à população. Das cinco coordenações divididas pelo Ministério Público, três são da Semusa. Na terça-feira (22), a Divisão de Epidemiologia (Semusa) começará o trabalho de termonebulização, o popular fumacê, nos locais mais afetados. Alguns bairros como o Caladinho, Aponiã, Embratel e Conjunto Santo Antônio já foram beneficiados com o serviço. O fumacê estará também no bairro Nova Porto Velho.

Ao todo, a campanha “Porto Velho: Todos Contra a Dengue” terá cerca de 1.800 pessoas envolvidas, entre profissionais e técnicos e pessoal de apoio da área de saúde, além da participação do Exército. “O resultado desta campanha de prevenção terá um único beneficiado, a própria população, por isso nós precisamos do empenho de todos, da conscientização de cada morador da capital, eles sim, serão os grandes vencedores desta verdadeira guerra de combate ao mosquito da dengue”, finalizou Givanilde Alves.
 
Fonte: Ascom

Mais Sobre Saúde

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

A Comissão de Saúde e Previdência e Assistência Social (CSPS) da Assembleia Legislativa, realizou na manhã desta terça-feira (29), no plenarinho 01,

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Veja a reportagem:Clique e vaja mais: Médicos do Prontocordis oferecem tratamento cirúrgico a auxiliar de serviços gerais