Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura de Porto Velho recebe insumos hospitalares doados pela Cruz Vermelha Brasileira

Cerca de 30 mil unidades de vários itens vão abastecer as UPAs e demais unidades de urgência e emergência do município


Prefeitura de Porto Velho recebe insumos hospitalares doados pela Cruz Vermelha Brasileira  - Gente de Opinião

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as Unidades de Saúde de Urgência e Emergência de Porto Velho receberam importante reforço em insumos hospitalares na tarde de segunda-feira (24). Cerca de 30 mil unidades de itens diversos, incluindo máscaras descartáveis, luvas, seringas, lâminas de bisturí, filtros para respiradores e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) doados pela Cruz Vermelha Brasileira para atender a população.

O vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho, recepcionou os representantes da Cruz Vermelha e acompanhou a entrega dos materiais na UPA Zona Leste, na avenida Mamoré, bairro Lagoinha.

“Agradeço ao presidente da Cruz Vermelha, Júlio Cals pela doação e à deputada federal Mariana Carvalho, que fez a intermediação para que esta ajuda viesse para a nossa cidade de Porto Velho”, disse o vice-prefeito.

Parte do material foi entregue nesta segunda-feira (24). Até a próxima semana, o restante estará disponível para a Prefeitura. A doação vem acompanhada das respectivas notas fiscais para o registro e entrada no almoxarifado da Semusa.

GARANTIA

Maurício Carvalho recepcionou os representantes da Cruz Vermelha Maurício Carvalho recepcionou os representantes da Cruz VermelhaA diretora do Departamento de Urgência e Emergência de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Francisca Nery, disse que o material irá para as unidades de saúde reforçando o atendimento aos munícipes. Ela também manifestou gratidão pela doação.

“Agradecemos a todas as instituições e organizações que têm nos ajudado muito nesse momento difícil, de modo especial hoje, a Cruz Vermelha e a deputada federal Mariana Carvalho, que fez a articulação política para que fôssemos contemplados. Só temos a agradecer”, comentou.

Francisca Nery destacou que sem este material fica inviabilizado qualquer procedimento médico e de enfermagem.

PARCERIAS

Os insumos foram entregues pelo odontólogo Kleber Maia e pela enfermeira Cecília Soster, da equipe de Resposta Nacional, setor de educação e saúde da Cruz Vermelha Brasileira.

Segundo Maia, em novembro de 2020, a instituição e o Programa Mesa Brasil entregaram 45 toneladas de alimentos para a população de Porto Velho, trabalho que também contou com a parceria da deputada Mariana Carvalho.

Enfermeira Cecília Soster e o odontólogo Kleber MaiaEnfermeira Cecília Soster e o odontólogo Kleber MaiaSobre os insumos, Maia destacou que foram utilizados recursos destinados pela embaixada francesa. Antes de fazer as doações, a Cruz Vermelha faz uma pesquisa para saber o que realmente é necessário.

DEMANDA

O diretor da UPA Leste, Luciano Martins, disse que a pandemia aumentou a demanda por atendimento e, consequentemente, a necessidade de insumos para procedimentos médicos. “Essa cobertura vai nos ajudar muito porque nesse momento é muito difícil, por parte dos entes públicos, fazer a licitação, a compra e a logística da oferta desses EPIs e insumos”, afirmou.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assistência Médica Intensiva completa 12 anos trabalhando com humanização e cuidados paliativos em Rondônia

Assistência Médica Intensiva completa 12 anos trabalhando com humanização e cuidados paliativos em Rondônia

Criada pelo governo de Rondônia com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento a pacientes em estado crítico internados em Unidades de Terapi

Governo de RO fornece medicamentos gratuitos pelo programa “Remédio Aqui em Casa”; saiba como receber

Governo de RO fornece medicamentos gratuitos pelo programa “Remédio Aqui em Casa”; saiba como receber

Se você é usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e faz tratamento contínuo para doenças como asma grave, osteoporose, artrite reumatoide, hepatite

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Entre os anos de 2019 e 2024, o governo de Rondônia ampliou em quase 40% o número de cirurgias realizadas por meio da Secretaria de Estado da Saúde

Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo com mais de 600 vagas e salários de até R$ 9,3 mil

Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo com mais de 600 vagas e salários de até R$ 9,3 mil

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), anunciou nesta sexta-feira (9) o lançamento do Edital 019 do processo

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)